6ª FEIRA DA 14 ª SEMANA COMUM
1ª Leitura: Gênesis 46,1-7.28-30
Salmo Responsorial 36 (37) A salvação vem de Deus
Evangelho Mateus 10, 16-23
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados de como falar ou do que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem”. – Palavra da salvação
Na primeira leitura vemos o encontro de José com seu pai Jacó, já idoso. Jacó, mais uma vez, confiou na palavra de Deus e partiu para o Egito com toda a sua família e com tudo o que possuía.
Muitas vezes perdemos muitas oportunidades na vida porque temos medo, não confiamos na graça e na presença de Deus em nossas decisões leais e honestas. Se percebermos que tal coisa é a vontade de Deus, lancemo-nos a ela e a trabalhemos! Jacó não fez uma viagenzinha: ele mudou-se para o Egito com TUDO o que possuía. Isso é confiança! Isso é acreditar na Providência Divina!
No evangelho o assunto não é diferente: Jesus não nos promete sombra, água fresca e sapato largo: ele promete, isso sim, que tenhamos confiança nele em qualquer situação, mesmo nas perseguições.
É inevitável que soframos perseguições se praticarmos o evangelho. Mas, no fim de tudo, vamos ver que valeu a pena nosso sim, valeram a pena todas as horas de oração que fizemos para sermos iluminados por Deus. “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Peçamos a Deus que nos dê a graça da perseverança no bem e no amor dele, haja o que houver em nossa vida. Tudo o que nos acontece pode ser revertido para o nosso bem, se estivermos em constante contato com Deus pela oração e pela caridade.