SÁBADO DA 14ª SEMANA COMUM
1ª Leitura: Gênesis 49,29-32;50,15-26a
Salmo Responsorial 104 (105) Humildes, procurai o Senhor Deus e o vosso coração reviverá
Evangelho Mateus 10,24-33
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre; e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura José lembra aos irmãos que eles queriam matá-lo, quando jovenzinho, mas no final deu tudo certo e graças a essa ação impensada deles agora ele pode ajudar não só a eles, mas a todo o povo hebreu.
Jacó morreu feliz por ter se encontrado com o filho, e José viveu com seus irmãos até a idade de 110 anos. Mas a promessa de Deus de dar-lhes uma terra não foi esquecida. José a lembra com muita esperança e até dá uma indicação de que levem para lá os seus ossos.
Essa história de José é uma fonte de esperança para nós todos. Muitas vezes reclamamos de tantas coisas que se passam em nossa vida! É preciso nos acostumarmos a ver tudo de bom que pode acontecer conosco, mesmo quando tudo parece ir mal.
É o evangelho que nos diz isso: “Vós valeis mais do que muitos pardais”. “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma”! Ou seja, a vida eterna vale muito mais do que qualquer bem que possa ser adquirido ou alcançado aqui na terra.
Como já dizia São Francisco de Assis, nós só vamos levar para o céu aquilo que damos aqui na terra. Tudo o que recebemos vamos deixar aqui. Por exemplo: um prato de comida que você receber, você vai deixar aqui, pois a comida vai ser digerida, tornar-se parte de sua carne, que vai se deteriorar após sua morte. Entretanto, toda a comida que você proporcionou aos outros, você vai levá-la ao céu na forma de méritos. Muitos pecados nossos são perdoados por meio da caridade e da misericórdia que exercemos em relação aos demais.
Jesus iniciou o trecho de hoje dizendo que, se ele foi perseguido, nós também o seremos. Mas temos sua presença em nossa vida, e a garantia de que ele se declarará a nosso favor, no céu, se nós formos fiéis a ele durante a vida.