4ª FEIRA DA 14ª SEMANA COMUM
Sta. Paulina do Coração Agonizante de Jesus
1ª Leitura: Gênesis 41, 55-57
Salmo Responsorial 32 (33) Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou esses doze com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O reino dos céus está próximo’”. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos um “show” de fé, tenacidade, honestidade, misericórdia e resistência por parte de José, e ao mesmo tempo como funciona a Providência divina.
José teve muitos altos e baixos em sua vida, mas sempre conservou a fé e a confiança em Deus. O infortúnio que lhe ocorreu, de ter sido vendido como escravo, foi a salvação do seu povo, pois no Egito ele se tornou grande e pôde ajudar seu pai e irmãos e, consequentemente, todo o povo de Deus que brotou dessas pessoas que com eles foram para o Egito.
A história de José nos ensina que nunca podemos desanimar no nosso dia a dia, sejam quais forem os problemas que tivermos. Vivamos dia a dia, sem nos preocupar em demasia com o amanhã.
Há muitas pessoas que vivem o passado e o futuro e se esquecem de viver o hoje, que é a nossa única realidade: o passado só existe nas consequências boas ou más que nos causou. O futuro depende do presente e de como o estamos vivendo. Se vivermos bem o tempo presente, teremos um ótimo futuro. Se pensamos nisso em relação à parte financeira, por que não pensar também na parte espiritual? Essa ideia de viver bem o presente foi muito usada e vivida por Santa Faustina Kowalska e por vários santos.
No evangelho Jesus escolhe doze entre seus discípulos e os envia a pregar a boa nova a todos: o reino de Deus está próximo. Deus nos escolheu, também, para alguma vocação. Peçamos a ele que consigamos descobri-la e a sigamos!
Façamos nossa parte para que a implantação do Reino de Deus se faça com sucesso. Se vivermos uma vida de caminho para a santidade, isso se realizará.