08/07/2023
Sto. Antônio Maria Zacaria
Primeira Leitura: Gênesis 27,1-5.15-29
Salmo Responsorial 134(135)R- Louvai o Senhor, porque é bom!
Evangelho: Mateus 9,14-17
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. 16Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam”. – Palavra da salvação
Comentário:
Na primeira leitura vemos um caso de polícia. Jacó usurpa o direito de primogenitura do irmão Esaú com a ajuda de sua mãe Rebeca. É um assunto meio delicado, mas vemos como Deus se serve até dos erros humanos para cumprir seus propósitos para a humanidade. Esaú era o primogênito e tinha o direito legal de ser o herdeiro das promessas feitas por Deus e a bênção de seu pai Isaac, mas perdeu tudo isso por causa da astúcia de Jacó e de Rebeca e foi Jacó o herdeiro da "bênção" divina. Aliás, esse era o desígnio de Deus que, para realizá-lo, serviu-se da fraude astuta encenada por Rebeca e Jacó (comentário do missal cotidiano).
Essa história de Esaú e Jacó deve nos deixar um pouco mais animados em nossa vida. Podemos recomeçá-la ainda hoje, pedindo perdão de nossos pecados passados a Deus por meio da confissão. Esses pecados talvez tenham nos desviado da vocação inicial que Deus nos deu, mas ele é misericordioso e, como no caso desses dois irmãos, nos dá uma nova vocação. Cabe a nós nos agarrarmos a essa nova oportunidade e recomeçar nossa vida na alegria de sermos aceitos novamente por Deus. Vemos pessoas que passam por momentos terríveis na vida, mas depois, já aliviadas e até agradecidas por tudo o que passaram, percebem que Deus aproveitou o fato para converter essas pessoas e esteve presente todo o tempo.
No evangelho, a mensagem principal que vejo é o fato de que precisamos renovar a nossa vida por inteiro, e não apenas parte dela. Se você caiu numa poça de lama, não adianta apenas lavar as mãos. Tem que tomar banho! Assim também na vida espiritual: não adianta uma pessoa ser frequentadora de missas, por exemplo, se dá contratestemunho no dia a dia.
Quando acontece isso em nossa vida, temos que nos conscientizar dos erros, arrepender-nos e mudar radicalmente de vida. Deus nos receberá e, como diz Miquéias (últimos versículos do livro), “Deus jogará nossas iniquidades no mais fundo do mar”.