QUINTA-FEIRA DA 12ª SEMANA COMUM
1ª. Leitura –Gênesis 16,1-12.15-16
Salmo 105(106) R-Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ 23Então eu lhes direi publicamente: jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos como nós muitas vezes não confiamos em Deus. Abraão havia recebido a promessa de que iria ter um filho legítimo, mas não acreditou em Deus. Teve um filho com a escrava, Agar. Deus cumpriu sua promessa, mas não abandonou Ismael. Prometeu a Agar que também a Ismael multiplicaria a descendência. A promessa de Deus de dar um filho a Abraão demorou um pouco, mas chegou.
Nós temos que aguardar o tempo de Deus em nossa vida. Para Deus o tempo não funciona da mesma forma que para nós. A paciência é muito necessária na provação. É por nossas atitudes durante as provações e as esperas que Deus vai nos conceder ou não suas graças. Você confia na misericórdia, na justiça, na presença de Deus em sua vida?
Tudo está nas mãos de Deus. Ele governa o universo e tudo o que existe. Deus é infinitamente sábio. Ele sabe o que faz. Portanto, quando formos pedir algo a ele, saibamos que de alguma forma ele nos atenderá. Só que pode demorar e talvez não seja bem do jeito que pedimos. Ele nos atende segundo a possibilidade que teremos ou não de chegarmos à vida eterna. Tudo o que for impossibilitar nossa ida para o céu, ele não nos permite, não nos atende, se lhe dermos essa possibilidade.
Já no Evangelho Jesus diz que não basta dizer “Senhor, Senhor”. É preciso também praticar o evangelho, não só falar dele ou tentar “enrolar Deus” com orações capciosas. Deus é sábio, poderoso, mas também é igualmente misericordioso. Se lhe dermos liberdade, talvez ele não nos dê exatamente aquilo que pedimos, pois pode, talvez, levar-nos ao mal.
Ele termina dizendo que precisamos aprender a construir nossa casa sobre a rocha, e não sobre a areia. Construir a casa sobre a rocha é basear nossa vida naquilo que Jesus nos ensinou, observar os mandamentos e ir além disso: fazer tudo o que pudermos para que o Reino de Deus aconteça sobre a terra e para estarmos sempre unidos entre nós e a Deus.