TERÇA-11TC

TERÇA-FEIRA DA 11ª SEMANA COMUM 

18/06/2024

 

Primeira Leitura: 1 Reis 21,17-29 

Salmo Responsorial 50(51)-R- Misericórdia, Senhor, porque pecamos!

Evangelho: Mateus 5,43-48 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. – Palavra da salvação

 

Comentário:

Na primeira leitura vemos como é importante a admoestação de alguém para percebermos nossos erros. O rei Acab havia mandado matar Nabot, a conselho de Jezabel, para ficar com a vinha dele. Deus manda Elias falar com Acab e mostrar seu crime e seu erro. Acab se arrepende e Deus abranda o castigo que lhe ia dar e que seria mais severo.

Muitas vezes nós desistimos do caminho da santidade por acharmo-nos muito pecadores. O arrependimento de Acab pode nos ajudar muito a nós também nunca desistirmos da luta. Um amigo meu que estava na prisão se correspondia em carta com um outro amigo do Nordeste, professor. Esse que morava no Nordeste vivia em liberdade, mas sofria de depressão.

 Ele enviou certa vez uma carta dizendo que tinha inveja desse meu amigo, que fazia transparecer, nas cartas, muita paz. Estou me lembrando disso hoje que estou preparando este texto porque de manhã rezei pela alma desse do Nordeste: hoje (dia em que estou preparando), no ano de 2012, ele cometeu suicídio, alguns meses após essa carta a que me referi, em 30/04/2012. Tinha 65 anos. Nunca entendi como pode alguém preso ser mais livre e viver mais em paz do que alguém que está em liberdade? Talvez seja consequência da depressão, mas sempre devemos ter a humildade de nos reconhecermos pecadores e necessitados da ajuda divina.  

No evangelho Jesus nos convida a sermos perfeitos como o Pai celeste é perfeito. Ou seja, mesmo lutando a vida toda não vamos chegar a esse nível. Mas o importante não é se vamos chegar ou não ao cume. O importante é subirmos sem desanimar. 

Jesus fala também mais uma vez para amarmos os inimigos. Amar não é o mesmo que gostar. Amar é querer o bem da outra pessoa, mesmo se não gostamos dela. Amar implica um esforço nosso para recebermos a graça de Deus. Sem a graça de Deus dificilmente vamos amar. Ela nos torna capazes de algo humana e aparentemente impossível: amar os próprios inimigos. 

Entretanto, se nós confiarmos plenamente em Deus, sabemos que ele nunca nos abandonará, sempre estará pronto a recompensar qualquer ato de generosidade que fizermos a qualquer um de seus filhos, portanto, nossos irmãos. E se ele não nos abandona, somos capazes de qualquer ato de amor, por mais difícil que seja. 

Deus nos ensina a não odiarmos e a não nos vingarmos de ninguém quando permite que chova sobre os injustos e maus tanto quanto sobre os justos e bonzinhos. Ele ama a todos nós, indistintamente se é bom ou é mau. Devemos fazer o mesmo...