QUARTA-11TC

4ª FEIRA DA 11ª SEMANA COMUM 

19/06/202

São Romualdo

  

Primeira Leitura: 2 Reis 2,1.6-14

Salmo Responsorial: 30(31)R- Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais! 

Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. – Palavra da salvação

 

Comentário:

Um dos assuntos de hoje é a humildade com que devemos fazer nossa caridade e nossas penitências. Quem partilha sempre tem como viver sem se preocupar com a alimentação. Tudo lhe fica mais fácil. Quem é avarento (a), não partilha, se isola em si mesmo (a), a essas pessoas tudo fica mais difícil. E quem se pavoneia quando faz alguma penitência, já recebeu a sua recompensa, ou seja, foi aplaudido e elogiado pelos outros. 

Na primeira leitura Elias foi arrebatado ao céu e Eliseu ficou em seu lugar. Eu, pessoalmente, penso que Elias morreu e foi enterrado por Eliseu num local que só ele sabia onde era, para que seu corpo não fosse profanado pelos seguidores de Baal cujos sacerdotes foram trucidados por Elias. Ninguém entrou no céu antes da ressurreição de Jesus. Os justos que morreram antes de Jesus, inclusive o Elias, tiveram que esperar até a ressurreição de Jesus. S. Pedro diz, na primeira carta, que Jesus desceu à mansão dos mortos onde "pregou aos espíritos em prisão", talvez para que pudessem entrar no céu com ele. 

O que podemos aprender desse texto talvez seja o fato de que alguém vai continuar nosso trabalho. Não somos insubstituíveis nem eternos aqui na terra. Todos vamos morrer. É ignorância nossa nos apegar os bens terrenos, sejam eles quais forem. 

No evangelho Jesus pede que pratiquemos a caridade sem alarde, ou seja, sem ficar se pavoneando todo. Uma galinha pôs um ovo e começou a cacarejar. Uma fêmea de peixe, ouvindo, colocou a cabeça fora da água e perguntou à galinha o porquê daquele barulho todo. Ela respondeu: “Ora, eu pus um ovo”! A fêmea de peixe mergulhou novamente e ficou pensando: “Nossa, já pensou se eu fizesse barulho a cada ovo que boto”? A fêmea do peixe põe milhares de ovos. Assim são os que se auto elogiam por coisas boas que fazem. É Deus que realiza tudo em todos. Ele só quer a nossa permissão para poder agir. Se Deus não nos der a graça, nada fazemos de bom. É injusto que nos gloriemos por aquilo que, na verdade, recebemos de Deus. 

Fazer sempre o bem e buscar a santidade é nossa obrigação e não um benefício que fazemos para Deus. Tudo o que Deus nos pede na verdade se reverterá na nossa salvação