QUARTA-FEIRA DA 11ª SEMANA COMUM
Primeira Leitura: 2 Coríntios 9,6-11
Salmo Responsorial: 111(112)R- Feliz aquele que respeita o Senhor!
Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. – Palavra da salvação
O assunto de hoje é a partilha. Quem partilha sempre tem como viver sem se preocupar com a alimentação. Tudo lhe fica mais fácil. Quem é avarento (a), não partilha, se isola em si mesmo (a), a essas pessoas tudo fica mais difícil.
Diz S. Paulo na primeira leitura que quem semeia pouco colherá pouco. Quem semeia em abundância, colherá em abundância. Ou seja: se você ajuda as pessoas, Deus ajudará você e nada lhe faltará.
No evangelho Jesus pede que pratiquemos a caridade sem alarde, ou seja, sem ficar se pavoneando todo. Uma galinha pôs um ovo e começou a cacarejar. Uma fêmea de peixe, ouvindo, colocou a cabeça fora da água e perguntou à galinha o porquê daquele barulho todo. Ela respondeu: “Ora, eu pus um ovo”! A fêmea de peixe mergulhou novamente e ficou pensando: “Nossa, já pensou se eu fizesse barulho a cada ovo que boto”? A fêmea do peixe põe milhares de ovos. Assim são os que se auto elogiam por coisas boas que fazem. É Deus que realiza tudo em todos. Ele só quer a nossa permissão para poder agir. Se Deus não nos der a graça, nada fazemos de bom. É injusto que nos gloriemos por aquilo que, na verdade, recebemos de Deus.
Fazer sempre o bem e buscar a santidade é nossa obrigação e não um benefício que fazemos para Deus. Tudo o que Deus nos pede na verdade se reverterá para nós mesmos, na nossa salvação.