14.06.2025
Primeira Leitura: 2 Coríntios 5,14-21
Salmo Responsorial 102(103)-R- O Senhor é indulgente, é favorável.
Evangelho: Mateus 5,33-37
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo, não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’ sim e o vosso ‘não’ não. Tudo o que for além disso vem do maligno”. – Palavra da salvação
Comentário:
Na primeira leitura, São Paulo diz que Jesus se fez pecado por todos nós. Ou seja, Jesus assumiu nossos pecados e, com sua paixão, morte e ressurreição, nos livrou deles. Temos agora livre o caminho da salvação. A ressurreição de Jesus fez tudo renascer. Cabe a nós levarmos isso a sério e nos enveredarmos por esse caminho, a fim de obtermos a Vida Eterna no paraíso.
No evangelho, Jesus pede que cumpramos os nossos juramentos ao Senhor, e não juremos por coisa alguma, pois não temos possibilidade nem de tornar branco ou preto um só fio de cabelo só com a força de vontade.
Quem não mente não precisa jurar em momento algum. Basta sua palavra. A mentira nos faz viver uma vida ilusória, que não existe. Muitos mentem tanto que nem sabem mais a verdade acerca daquele assunto. Acontece isso geralmente com pessoas desonestas que mentem sobre sua data de nascimento: acabam se esquecendo da data certa, depois de falsificarem tantos documentos próprios. Não devemos mentir nem mesmo por brincadeira.
Certa vez uma pessoa pediu que eu falasse ao telefone que ela não estava ali. Eu simplesmente disse isso ao meu interlocutor do telefone: “Ela mandou-me dizer que não está”. O outro percebeu claramente que a pessoa ao meu lado não estava querendo falar com ela... Deu um problema danado para mim, mas fiquei tranquilo em não ter mentido.
Quantos pais e mães mentem aos filhos ou diante deles! Ensinam a mentira como se fosse algo certo. E isso dá uma consequência desastrosa na vida da criança. Quando você não pode falar a verdade sobre qualquer assunto, diga isso, com palavras semelhantes a estas: “Eu não posso (ou eu não quero) falar sobre o assunto”.
Que nosso “sim” tenha valor e baste em nossa conversação.