5ª FEIRA DA 10ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª. Leitura – 2 Coríntios 3,15-4,1.3-6
Salmo 84(85)R- A glória do Senhor habitará em nossa terra
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali, diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos como muitas pessoas ouvem falar o que está na Bíblia e não acreditam, mesmo vendo muitos sinais de sua veracidade. Têm como um véu a esconder-lhes a verdade.
Às vezes eu dou uma olhada rápida no que vai pelo YouTube e vejo muitos vídeos dizendo, por exemplo, que o ser humano é criação de alguma raça de extraterrestre.
Quer dizer: preferem acreditar numa suposição a acreditarem numa pregação baseada em fatos reais e testemunhos de fé de tantas pessoas que deram a vida por Cristo e seu Reino.
Suponhamos que existam extraterrestres e que foram eles que conseguiram transformar o primata em ser humano, como dizem esses vídeos. Quem criou esses extraterrestres? Fica a mesma questão e o mesmo problema. Tem que haver alguém infinito e infinitamente sábio para ter criado tudo isto, inclusive esses tais extraterrestres, se realmente existirem. Não tem sentido dizer que eles são “deuses”. Mas dessa teoria a internet está repleta!
As evidências da existência de Deus são muitas! Mesmo sem recorrer à ciência, há coisas inexplicáveis no mundo. Não precisa ir ao Egito. Basta olhar para uma carreirinha de formigas. Que disciplina! Que organização! Todas elas sabem exatamente o que fazer! E há formiguinhas tão pequeninas, com órgãos internos todos funcionando, com um faro excepcional! Como explicar isso por um acaso da natureza?
E o fato de que um mosquitinho tão inferior possa matar uma pessoa, como é o caso da dengue e outras doenças transmitidas pelos pernilongos?
No evangelho vemos que não podemos trazer uma régua conosco para medirmos até onde devemos obedecer aos mandamentos ou não. Temos que aprender a ser generosos no cumprimento de nossos deveres cristãos. Não ficar medindo nossos atos e nossas orações. Devemos fazer muito mais do que a Igreja nos pede.
E sobretudo no relacionamento diário na família e semanalmente na Igreja, precisamos deixar de lado as picuinhas, as ofensas, o desejo de glória, a vaidade, o desejo de aplausos, a fim de que o Reino de Deus possa ser realmente proclamado e domine a terra.