3ª FEIRA DA 1ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Salmo 8-R- Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.
Evangelho de Marcos 1,21b-28
21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.' 25Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!' 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia. Palavra da Salvação.
Na primeira leitura a carta aos hebreus continua o assunto de ontem, da superioridade de Jesus, o Filho de Deus, em relação aos anjos e da suposta salvação que eles trariam, na crença dos judeus. Jesus nos salva mediante a solidariedade de natureza conosco (v. 11: Jesus e nós descendemos do mesmo ancestral). Ele se insere na mesma experiência de nossa vida e as sublima, tendo em vista o nosso encontro com Deus. A aceitação do sofrimento como que aperfeiçoa Jesus na sua missão de salvador, porque, através desta, ele pode compreender melhor as nossas deficiências (Missal cotidiano). Pelo batismo tudo isso se realiza em nossa vida, se levarmos adiante a prática de nossa filiação divina e nossa consagração feita no batismo.
O evangelho mostra que Jesus tem autoridade no que ensina, e mostra isso por meio de seus milagres. O de hoje é a expulsão de um demônio que perturbava uma pessoa. Jesus nos quer pertos dele na vida eterna e, como diz um outro trecho do evangelho, ele não vai desprezar ninguém que se aproxime dele. Por meio da oração e da renúncia ao que não agrada a Deus nós teremos a graça de Deus de vencermos o demônio e qualquer mal que ameace nossa salvação eterna.