5ªFEIRA DA 1ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Salmo 94(95)R- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os vossos corações.
Evangelho de Marcos 1,40-45
Naquele tempo: 40Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!' 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação.
Na primeira leitura o autor nos anima a cremos na palavra de Deus e a praticarmos, não nos igualando com aqueles que desconhecem os caminhos do Senhor e se enganam no coração. Esses não entrarão no repouso prometido por Jesus. E insiste: “Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo”. E nos pede para nos animarmos mutuamente, em cada dia, enquanto temos tempo e ainda estamos nesta terra. Em vez de nos criticarmos e nos “mordermos”, devemos nos ajudar, nos incentivarmos a seguir Jesus de modo verdadeiro. Muitos fazem coisas erradas sem terem muito conhecimento do que mal que estão praticando. Por isso é tão necessário que nos auxiliemos no conhecimento da verdade, do que é necessário para a salvação. E com a oração, perseveraremos “até o fim” em “nossa confiança inicial”.
No evangelho Jesus tocou no leproso, o que, segundo a lei, contaminava Jesus e o deixava impuro, sem poder entrar no templo. Entretanto, não foi Jesus que ficou impuro, mas foi o leproso que se purificou. Assim também nós; se estivermos em pecado, aproximemo-nos de Jesus e peçamos perdão. Ele não vai se contaminar com o nosso pecado, mas nós, sim, vamos nos purificar.
Jesus não queria que o leproso divulgasse o fato para não apressar a sua hora de ser crucificado. Jesus tentava então, isolar-se em lugares desertos. Mas sabemos que isso não adiantou muito. Ele queria evitar que sua popularidade fosse interpretada de modo a que as pessoas quisessem que ele fosse coroado rei. As pessoas buscavam uma vida melhor e ele tinha tudo o que eles desejavam para que fosse o rei deles. Sua mensagem é diferente disso, pois o reino que ele veio inaugurar começa neste mundo, mas só vai se concretizar no outro, após a ressurreição final.