QUARTA-SS

4ª FEIRA DA SEMANA SANTA

27/03/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Isaías 50,4-9a

Salmo Responsorial 68(69) R- Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.

Evangelho: Mateus 26,14-25 

Naquele tempo: 14Um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: 'O que me dareis se vos entregar Jesus?' Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?' 18Jesus respondeu: 'Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: 'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos'.' 19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: 'Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair.' 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: 'Senhor, será que sou eu?' 23Jesus respondeu: 'Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!' 25Então Judas, o traidor, perguntou: 'Mestre, serei eu?' Jesus lhe respondeu: 'Tu o dizes.' Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos o terceiro canto do Servo do Senhor, que desenvolve o tema iniciado no segundo canto e prepara o quarto canto (ou poema), em que há a morte e a glorificação.

Eu vejo o versículo 5 como muito importante: “O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás”. Quem procura fazer a vontade do Senhor nunca será decepcionado, mesmo que esse cumprir sua vontade signifique enfrentar o sofrimento e até a morte, como ocorreu com Jesus. Mesmo que enfrentemos tudo isso, a eternidade será muito feliz para nós.

No Evangelho, vemos como Judas usa sua liberdade para trair Jesus, ávido que era por dinheiro.

Nós podemos usar como desejarmos a nossa liberdade, mas depois temos que sofrer as consequências de nossa escolha. Na primeira leitura, o Servo de Javé escolhe fazer a vontade de Deus. No evangelho, Judas escolhe fazer a sua própria vontade, prover a sua própria vida de recursos monetários e, para conseguir isso, um de seus atos foi trair Jesus.

Trair Jesus, fora de sua ausência, hoje em dia, significa faltar com a caridade, com a sinceridade, com a honestidade. Não adiantaria nada uma pessoa ir à igreja, chorar quando vê algum vídeo comovente sobre Jesus, até mesmo rezar de vez em quando, se tratar os outros com interesse pessoal, enganando, trapaceando, mentindo, traindo a esposa ou o esposo etc.

Pedro escolheu negar que conhecia Jesus, que é um pecado muito grande, tal qual o de Judas, mas depois escolheu pedir perdão, se arrependeu, mudou de vida, mudou para uma vida santa. Nós também podemos fazer o mesmo. Se escolhemos trair Jesus com uma vida pecaminosa no passado, ou mesmo até agora, temos a oportunidade de recomeçar uma vida nova.

Na Santa Ceia, celebrada na Eucaristia, obtemos força e coragem para decidirmos nossa vida. Se estivermos com a atitude do Servo de Javé, da primeira leitura, esta Ceia vai ser o impulso para uma vida eterna feliz.