SEXTA APÓS CINZAS

6ª FEIRA APÓS AS CINZAS

16/02/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

Leitura: Isaías 58,1-9a 

Salmo 50/51 Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido! 

Evangelho Mateus 9, 14-15  


Naquele tempo: 14Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?' 15Disse-lhes Jesus: 'Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Isaías diz que o povo está reclamando contra a falta de proteção divina, mas devolve ao povo a acusação: seus jejuns e atos rituais são apenas externos, pois enquanto fazem jejum oprimem o povo e roubam em seus negócios. Ou seja: fazer jejum e frequentar a igreja mas não se converter das más ações, isso é perder tempo. Apenas isso. 

Notem bem que aqui não se está dizendo para não fazer jejum. O que se está dizendo é que o jejum verdadeiro leva a uma conversão radical da vida, a uma caridade sem limites para com o próximo, a uma vida totalmente dedicada a Deus. Se o jejum que fazemos não levar a isso, não é um verdadeiro jejum. Quando muito é um regime para emagrecer ou apenas um ato ritual. 

 Muitos jejuam mas continuam soberbos, nervosos, irados, gulosos quando não estão fazendo jejum, egoístas, individualistas, avarentos, faltando com a caridade etc.

Nem sempre é possível fazer jejum de alimentação. Em ocasiões e situações em que o jejum possa prejudicar a saúde, que se faça jejum dos olhos, das palavras, que são até mais difíceis do que da alimentação. Experimente, por exemplo ficar sem novela ou sem algum programa preferido da tevê nesta quaresma. Muitos irão preferir fazer jejum de alimentação, pois são viciados em novelas.  Conheço uma senhora que não perde novela nem nos velórios: ou ela vai fora de horário de novela ou, se for uma casa e no horário da novela, pede para ver a novela num cômodo em que haja tevê, ou num vizinho. 

No evangelho Jesus lembra que haverão dias em que os discípulos precisarão fazer jejuns, mas enquanto Jesus vivia, o tempo era de festa e de alegria. Muitas vezes nós nos sentimos ausentes de Deus, alienados da espiritualidade, o reino dos céus parece fantasia ou distante… Nesses momentos a oração e o jejum são as ferramentas mais eficazes para voltarmos a uma vida de comunhão com Deus. Nossa Senhora fala muito disso em Medjugorje. Se não for jejum na alimentação, que seja outra renúncia, mas que haja algum tipo de penitência.