QUINTA APÓS CINZAS

5ª FEIRA DEPOIS DAS CINZAS

15/02/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Deuteronômio 30,15-20 

Salmo 1-R- É feliz quem a Deus se confia! 

Evangelho de Lucas 9, 22-25 

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 22'O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.' 23Depois Jesus disse a todos: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo? Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos que a todos nós são propostos dois caminhos: a bênção e a maldição. Deus nos aconselha a escolhermos a bênção. Quem escolhe o pecado, escolhe a maldição. 

No evangelho Jesus diz que se quisermos a vida eterna, teremos que segui-lo no caminho da cruz, levando a nossa todos os dias. A nossa é diferente da dele, mas tem também muitas dificuldades. Ele já tomou a dianteira e abriu-nos o caminho. Cabe a nós segui-lo e, para isso, pedir sua ajuda e sua graça. Ele estará sempre ao nosso lado. 

Quem abraçar o pecado, como diz a primeira leitura, vai abraçar  a perdição, a angústia constante, o desespero. Quem abraçar a vida mais autêntica, mais santa, estará abraçando a salvação eterna.