3ª FEIRA DA 5ª SEMANA DA QUARESMA
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Salmo Responsorial 101(102) R- Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21'Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.' 22Os judeus comentavam: 'Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'?' 23Jesus continuou: 'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.' 25Perguntaram-lhe pois: 'Quem és tu, então?' Jesus respondeu: 'O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo.' 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: 'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado.' 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele. Palavra da Salvação.
Quando Jesus diz: “EU SOU”, está se referindo à palavra que Deus disse a Moisés quando lhe perguntara o nome: Deus disse que seu nome era “EU SOU”. Ou seja, Jesus está dizendo claramente que ele é Deus, e quem não acreditar nisso “morrerá em seu pecado”. “Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”.
Quem acredita na divindade de Jesus deve também ouvir e procurar praticar a sua palavra. E Jesus disse que “o que ouvi da parte dele (do Pai) é o que falo para o mundo”. E anunciou sua morte e retorno para o Pai. O que Jesus ensinou é a Palavra do Pai, e portanto deve ser ouvida e praticada.
Na primeira leitura vemos a história da serpente de bronze, que justifica usarmos o crucifixo. Jesus lembrou que a serpente de bronze é o símbolo de sua crucificação.
As imagens que usamos na oração são permitidas, desde que não as usemos como amuletos ou coisas parecidas. É gostoso rezar diante de uma imagem de Maria, por exemplo.
Para terminar, volto ainda ao evangelho. Jesus disse: “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. Ou seja: quem fizer a vontade de Deus, terá sempre com Deus, nunca estará sozinho.