SÁBADO-5Q

SÁBADO DA 5ª SEMANA DA QUARESMA

23/03/2024 

São Turíbio Afonso de Mongrovejo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Ezequiel 37,21-28

Salmo Responsorial Jeremias 31- R-  O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho

Evangelho: João 11,45-56 

Naquele tempo: 45Muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: 'O que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação.' 49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: 'Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?' 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. 54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: 'O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?' Palavra da Salvação.

Comentário:

Diz o missal cotidiano que a utopia descrita por Ezequiel na primeira leitura resume-se na palavra “Esperança”. A utopia, sonhar com um mundo melhor, mais cristão, mais politicamente correto, onde corre o leite e o mel, é um modo de atração para que coisas novas aconteçam. 

Se nós formos pessimistas, atrairemos o mal. Se formos otimistas, atrairemos o bem. Buscar 100 por cento para conseguirmos talvez quarenta... 

No evangelho, tanto Jesus quanto Lázaro são ameaçados de morte. A ressurreição de Lázaro foi a gota de água que entornou o copo dos sumos sacerdotes e dos fariseus, que não buscavam a glória de Deus, mas o bem-estar próprio, suas vidas de poder e dominação do povo. 

Nossa luta deve ser realizada na esperança de um mundo melhor. Precisamos ser otimistas. A base de nosso otimismo é o fato de que estamos sendo monitorados por Deus. Ele é um Pai de misericórdia e quer apenas o nosso bem. Mesmo que não consigamos aquilo pelo qual estamos lutando, nós mesmos seremos transformados em habitantes da corte celeste. 

Os sumos sacerdotes e fariseus foram tomados pela inveja, pelo ódio de serem contestados em suas ações por alguém aparentemente tão “comum e simples” como Jesus aparentava ser. 

Quando vermos algo maravilhoso como aquilo que Jesus fazia, não devemos ficar tristes vendo nossa miséria e falta de eficácia, mas devemos nos unir aos que estão no caminho certo. Para isso, talvez tenhamos que deixar de lado muitos de nossos atos que não estão dando certo, que nos mostram estarmos no caminho errado. 

Os sumos sacerdotes e os fariseus fizeram o contrário: em vez de deixarem suas próprias ideias negativas e aderirem a Cristo, planejavam matá-lo. Será que estaremos certos se, em vez de aderirmos à verdade, buscarmos acabar com ela de vez, para podermos agir à vontade em nossa loucura? 

Será, por exemplo, que a solução para acabar com a morte de moças que praticam aborto será legalizá-lo? Será que a solução para acabar com os problemas dos homossexuais será institucionalizar o casamento de pessoas do mesmo sexo? Será que, para acabar com os sofrimentos dos idosos doentes deveríamos matá-los pela eutanásia? 

Pois sabemos que tudo isso que eu mencionei aí e muitas coisas mais estão ocorrendo neste mundo. E depois ficamos desapontados com Deus quando ele permite que o coronavírus se alastre pelo mundo...