SEXTA-5Q

6ª FEIRA DA 5ª SEMANA DA QUARESMA

22/03/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Jeremias 20,10-13

Salmo Responsorial 17(18) R- Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.   

Evangelho: João 10,31-42 

Naquele tempo: 31Os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: 'Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?' 33Os judeus responderam: 'Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!' 34Jesus disse: 'Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'? 35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras,  para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.' 39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: 'João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade.' 42E muitos, ali, acreditaram nele. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura, Jeremias, após lamentar as desgraças pelas quais estava passando, após dizer a Deus: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir; tu me dominastes, tu te tornastes forte demais para mim”, e aí lamentar até o próprio nascimento, dizendo que gostaria de ter sido abortado, tal era o sofrimento pelo qual estava passando, vence sua fraqueza, levanta seu “austral” e lança no ar esta convicção: “O Senhor está ao meu lado, como um forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos”. 

E nós, apesar de nossos sofrimentos, estamos convencidos de que, se perseverarmos ao lado de Jesus nossos inimigos, principalmente o pecado, mas também os sofrimentos e demais problemas serão vencidos? 

No evangelho de hoje, Jesus garante ser o Filho de Deus e, portanto, ser Deus encarnado, e pede que creiamos ao menos baseados em suas obras em favor das pessoas. 

Tanto Jeremias quanto os que acreditaram depois em Jesus, como vemos no finalzinho do texto de hoje, assim também como nós, que procuramos segui-lo, acreditamos na divindade de Jesus e lutamos para não nos afastar dele por causa das obras maravilhosas que ele faz, por causa do amor infinito que notamos em suas palavras e em seu testemunho. 

Esse testemunho é transmitido pela Igreja, por meio de seus bispos, presbíteros, diáconos e pessoas que têm o múnus de ensinar. Se não pudermos perceber santidade nessas pessoas, pelo menos as ouçamos e pratiquemos o que nos ensinam, baseados na fé que temos na santidade de nossa Igreja Católica. É o que Jesus dizia: "Façam o que mandam mas não façam o que fazem".


E ao praticarmos a Palavra de Deus que ouvimos e assimilamos, que os outros passem a acreditar em Deus e a se converterem não tanto baseados em nossas palavras, mas em nossos atos de amor a Deus e ao próximo. Que nosso bom exemplo chegue antes que nossas palavras! E nossas palavras vão ter peso por causa de nosso estilo santificado de vida!