QUINTA-5Q

5ª FEIRA DA 5ª SEMANA DA QUARESMA

21/03/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Gênesis 17,3-9

Salmo Responsorial   104(105) – R – O Senhor se lembra sempre da Aliança!

Evangelho: João 8, 51-59 

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.' 52Disseram então os judeus: 'Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte'. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?' 54Jesus respondeu: 'Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se.' 57Os judeus disseram-lhe então: 'Nem sequer cinqüenta anos tens , e viste Abraão!' 58Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu Sou'. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Deus faz aliança com Abraão, prometendo-lhe uma descendência numerosa. Essa promessa realizou-se com a expansão do povo de Deus, iniciado por Abraão. Jesus é descendente de Davi, que descende de Abraão. 

No trecho de hoje do evangelho Jesus diz claramente que ele, Jesus, é o Messias que eles esperavam, e que é o próprio Deus. Entretanto, nem eles acreditaram nem muitas pessoas e religiões da atualidade acreditam na divindade de Jesus, como, por exemplo, os Mórmons e os da Testemunhas de Jeová. 

Jesus se mostra maior do que o próprio Abraão, quando diz: “Antes que Abraão existisse, eu Sou”. Essa palavra “Eu Sou” demonstra a divindade. Foi assim que Deus se apresentou a Moisés: “Eu Sou”. Em certas línguas, como a hebraica, a grega, latina, mesmo no Inglês, no Francês, os verbos “ser” e “estar” são a mesma palavra. Então, é preciso o contexto da frase para sabermos se a pessoa está falando “sou” ou “estou”. Por isso é que os americanos, por exemplo, que estão aprendendo português, muitas vezes falam “Eu sou aqui” em vez de “Eu estou aqui”. Para eles, Eu sou (I am) e eu estou (I am) são uma só palavra. 

Dessa maneira, quando Jesus fala “Eu Sou”, que entre tantos outros sentidos está o “eu existo por mim mesmo”,  também está falando “Eu Estou”, eu existo, ou seja, ele é e está presente sempre, em todas as épocas, em toda a humanidade. Ele é o Messias esperado, ele é o próprio Deus feito homem, que passou três décadas aqui na terra, mas é Deus verdadeiro, glorioso e eterno, além de verdadeiro homem.  

“Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. É o que Jesus falou para os que depois o questionaram. Neste final de quaresma e despontar da Semana Santa, que nos levará à Páscoa, estamos nós dispostos (as) a guardar a palavra de Jesus, que é principalmente amar a Deus e ao próximo? 

Estamos cientes de que só ressuscitaremos para a felicidade eterna, após a nossa morte, se prestarmos atenção à palavra de Deus expressa por Jesus e a praticarmos?

Estamos também cientes de que podemos deixar a vida de pecado no momento em que quisermos, e em nossa Igreja Católica devemos pedir perdão dos pecados de modo sincero a fim de podermos obter a graça e a misericórdia de Deus? 

Peçamos desde já perdão de nossos pecados e nos comprometamos a nos confessar tão logo possamos. O Papa Francisco nos garantiu que, como o Catecismo da Igreja Católica ensina, se pedirmos a Deus perdão sincero de nossos pecados, já obteremos o perdão, se nos comprometermos a nos confessar tão logo pudermos.