DOMINGO-5Q

5° DOMINGO DA QUARESMA ANO B

17/03/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Jeremias 31,31-34

Salmo 50(51)-R- Criai em mim um coração que seja puro!

2ª Leitura: Hebreus 5,7-9

Evangelho de João 12,20-33

Havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa. 21 Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: “Senhor, queremos ver Jesus”. 22    Filipe conversou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23        Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24     Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. 25      Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. 26          Se alguém quer me servir, siga- me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27          Minha alma está perturbada. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28  Pai, glorifica o teu nome!” Veio, então, uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei, e o glorificarei de novo”. 29       A multidão que ali estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30    Jesus respondeu: “Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por vossa causa. 31         É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim”. 33         Ele falava assim para indicar de que morte iria morrer.


COMENTÁRIO:

A primeira leitura mostra o profeta transmitindo aos exilados palavras de conforto provindas de Deus, como uma nova aliança: “imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. (...) Todos me conhecerão(...). Perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”. 

Como dá para perceber, não só nesse texto, mas em toda a bíblia, Deus quer o nosso bem e sempre está pronto a nos perdoar e a nos receber de volta. Nem sempre as pessoas sabem disso, ou creem nisso. É preciso confiar na misericórdia divina. Por pior que tenha sido o nosso pecado, se pedirmos perdão com fé e resolução de não mais pecar, seremos perdoados. 

Na segunda leitura vemos como Cristo, nascendo aqui na Terra, precisou aprender, na prática, muitas coisas, entre elas, a obediência, que ele praticou em plenitude, aceitando ser morto na cruz, com toda a humilhação que isso lhe acarretou. Mas sua obediência, a consumação de sua vida, “tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. Quando não buscamos o perdão e a reconciliação estamos desperdiçando essa tão grande graça que Deus nos concedeu por meio de Jesus Cristo. 

No evangelho, os versículos 27-29 são o “Getsêmani” de João. Mostra Jesus perturbado pela aproximação da hora em que ia ser glorificado. Sim! A paixão de Jesus e sua morte na cruz foram a glorificação dele e do Pai. 

Jesus mostra o que devemos fazer: “Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”. Isso só se tornaria possível após a morte e a ressurreição de Jesus. 

Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só, não brota. Se morre, produz muito fruto. Assim também é a nossa vida. Se não nos arriscarmos viver santamente pelo Reino de Deus, ficaremos isolados e não obteremos a vida feliz do paraíso. “Morrer”, aqui, para nós, significa principalmente morrer para o pecado, para o individualismo. Devemos morrer para o pecado e renascer para Deus, para uma vida santa. Isso só é possível com a oração e a penitência, envoltos no manto da humildade, em que sempre reconheceremos os nossos pecados e pediremos perdão deles.