TERÇA-4Q

3ª FEIRA DA 4ª SEMANA DA QUARESMA

12/03/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Ezequiel 47,1-9.12

Salmo Responsorial 45(46)R- Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

Evangelho: João 5, 1-16 

Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos  doentes ficavam ali deitados -cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?' 7O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'. 8Jesus disse:  levanta-te, pega na tua cama e anda.' 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.' 11Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.' 12Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?' 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura não podemos nos ater a uma interpretação física do texto, mas aplicá-lo à nossa espiritualidade. 

O templo representa a presença de Deus em nossa vida e a água, sua graça e seu amor misericordioso. 

Onde essa água (a graça de Deus) chega não há nada seco, nada árido: tudo é vida e alegria. Podemos fazer uma comparação com a liturgia, de nossa Igreja, que sacia nossa sede, pois nos transmite Jesus, fonte de água viva. 

No evangelho vemos como o doente, que estava ao lado da piscina havia trinta e oito anos e não conseguia cura, foi curado por Jesus. 

Eu vi um comentário sobre esse texto apontando a falta de iniciativa do homem. Nesse tempo todo não poderia ter conseguido alguém para jogá-lo na piscina? Esse comentário lembra que muitas vezes nós esperamos sentados e de braços cruzados que Deus faça alguma coisa por nós. Temos que aprender a fazer a nossa parte, lutar com toda nossa capacidade, a fim de que as coisas se resolvam ou pelo menos diminuam de negatividade. 

Um ponto positivo foi o encontro de Jesus com o homem no templo. Sinal de que o homem fora agradecer a Deus, no templo, por sua cura. Como era costume na época, doentes como ele não podiam frequentar o templo. Isso significa que ele não fazia isso pelo menos nos últimos 38 anos!

Só Jesus pode nos dar a água que mata a nossa sede para sempre. Só ele pode nos proporcionar tudo do que precisamos para sermos felizes não só nesta vida, como também depois de nossa morte. 

Quando não obtivermos a cura, pode ser que isso seja para nosso próprio bem. Deus sabe o que faz. Se ele não nos curar, com certeza vai nos dar seu auxílio e sua Graça para vencermos os problemas.