SEGUNDA-4Q

2ª FEIRA DA 4ª SEMANA DA QUARESMA

11/03/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Isaías 65, 17-21

Salmo Responsorial 29 (30 )R- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

Evangelho: João 4, 43-54 

Naquele tempo: 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galileia .Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: 'Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais.' 49O funcionário do rei disse: 'Senhor, desce, antes que meu filho morra!' 50Jesus lhe disse: 'Podes ir, teu filho está vivo.' O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: 'A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde'. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora  em que Jesus lhe havia dito:   'Teu filho está vivo'. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia. Palavra da Salvação. 

Comentário:

Na primeira leitura Isaías mostra um mundo diferente, sem dores, nem maldade, nem qualquer coisa que possa prejudicar a paz. É um mundo que ainda não se realizou, mas que há possibilidade de se realizar, se todos nos convertêssemos. 

Quem ainda não pensou em viver num mundo assim? Acho que todos nós. Entretanto, enquanto não conseguirmos transformar este mundo num paraíso terrestre, podemos receber a Graça de Deus para venceremos todos os problemas. 

No evangelho o funcionário do rei, que decerto não seguia a religião dos judeus, acreditou na palavra de Jesus e seu filho foi curado à distância. 

Vejo hoje com tristeza que muitos católicos acham que só indo a lugares considerados santos serão atendidos em suas preces. 

Deus é onipresente, onisciente, ele é perfeito, e conhece plenamente tudo do que precisamos e tudo o que pedimos. Se ele não nos atende, muitas vezes, é porque pedimos um escorpião em vez de um peixe, e nem percebemos isso. 

O Pe. Fernando Cardoso falou, num de seus últimos sermões, no programa "O Pão Nosso de Cada Dia" que agora ele agradece a Deus por não lhe ter concedido algumas graças que pedira na juventude, porque teria sido um desastre para sua vida espiritual. E eu penso o mesmo. 

Vamos lá, minha gente! Confiemos na misericórdia e na sabedoria de Deus. Ele sabe tudo sobre nós, mesmo aquilo que nem imaginamos em conhecer.