QUINTA-4Q

5ª FEIRA DA 4ª SEMANA DA QUARESMA

14/03/2024 


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

Leitura: Êxodo 32, 7-14

Salmo Responsorial 105(106)R- Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

Evangelho: João 5, 31-47 


Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39Vós examineis as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei: que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. 44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?' Palavra da Salvação.


Comentário:

Eu acho formidável o "jogo de empurra" entre Deus e Moisés na primeira leitura. Deus fala a Moisés: "o povo que tu tiraste do Egito..." Moisés replica dizendo que foi Deus quem tirou o povo do Egito. Moisés foi corajoso em mostrar a Deus que o povo precisava da compreensão e da misericórdia de Deus. 

No evangelho Jesus lembra que não precisa de testemunho de ninguém, apesar de que as escrituras dão testemunho dele, mas isso de nada adianta se não acreditarem. Sem a fé, as escrituras se reduzem simplesmente a pedaços de papel escritos. 

Veja por exemplo a Eucaristia na Santa Missa: se entrar alguma pessoa que não acredita nela, vai ver aqueles gestos todos do padre como teatro e coisa sem sentido. 

A fé ilumina nossa vida, orienta nossa caminhada, nos conduz à vida eterna e é alimentada pela oração, pela meditação, pela caridade.