DOMINGO-4Q

4° DOMINGO DA QUARESMA ANO B

10/03/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 2 Crônicas 36,14-16.19-23

Salmo 136(137)-R- Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

2ª Leitura: efésios 2,4-10

Evangelho de João 3,14-21

 14      Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, 15 a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna”. 16    De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17      Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18     Quem crê nele não será condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. 19  Ora, o julgamento consiste nisto: a luz veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Pois todo o que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21         Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas em Deus.


COMENTÁRIO:

A primeira leitura comenta como Deus permitiu o exílio do povo para a Babilônia como correção pelos desmandos cometidos: “Todos os chefes dos sacerdotes e o povo multiplicaram suas infidelidades, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo eu o Senhor tinha santificado em Jerusalém” (v. 14). Isso ocorreu apesar de ter Deus lhes falado o que deviam fazer, por meio dos profetas e mensageiros. Então “O Senhor levantou-se contra o seu povo e não houve mais remédio”. 

Entretanto, para manter a palavra dada a Davi, Deus inspirou Ciro, rei pagão, a lhes dar a liberdade tão desejada, apesar de que Ciro nem acreditava no Deus verdadeiro. De fato, “só por iniciativa divina continua a obra da salvação”. (Missal dominical). 

Deus tem falado, também a nós, muitas vezes, pela sua Palavra lida nas Missas, pela pregação da Igreja e por muitos outros meios. Como tem sido a nossa reação à essa Palavra? Lembremo-nos de que Deus é misericordioso, mas se o abandonarmos, ele vai respeitar nossa separação. Nossa felicidade eterna está dependendo de nossa confiança à sua Palavra, de nosso sim ao seu convite de amor para estarmos com ele, o ouvirmos e o obedecermos. 

Na segunda leitura São Paulo fala aos efésios que “Deus é rico em misericórdia”. Por causa de seu amor, ele nos enviou seu Filho, Jesus Cristo, que nos abriu as portas da salvação. Pelo Batismo morremos para os pecados e fomos salvos por pura graça de Deus. Por maiores obras alguém faça, sempre vai depender da graça de Deus para se salvar. Isso implica que devemos sempre estarmos atentos à palavra de Deus, pedirmos continuamente a ele que nos dê sua graça, sua força, coragem para lutarmos contra o pecado. Se cairmos, busquemos o seu perdão por meio do sacramento da Confissão e continuemos a caminhada sem desânimo!

No Evangelho o assunto rodeia o mesmo que até aqui expusemos: “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado”. (v. 17). O texto termina nos convidando para nos aproximarmos da luz, e isso implica em confessarmos os nossos pecados, que nos deixam nas trevas, a fim de que tudo o que há em nós se torne luz, e possamos nos salvar.