SEXTA-3Q

6ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA 

08/03/202

São João de Deus

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Oseias 14,2-10 

Salmo Responsorial: 80(81)-Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus! 

Evangelho: Marcos 12,28b-34  


Naquele tempo: 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. 32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Oseias fala contra a idolatria. Só Deus único é o nosso Deus. Quem acreditar e servir ao verdadeiro Deus, este será para essa pessoa "como orvalho". Quem crê, ama e serve a Deus "florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. Seus ramos hão de estender-se; seu esplendor será como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano". 

No evangelho Jesus diz que os 248 mandamentos que o povo tinha que seguir, mais as 365 proibições, num total de 613 mandamentos, se resumem em apenas três: amar a Deus, amar ao próximo e amar a si mesmo. Amar ao próximo deve ter a mesma intensidade como amamos a nós próprios. Mas amar a si próprio está colocado no nível de mandamento. 

Nós não nos amamos, por exemplo, quando caímos nos vícios ou fazemos qualquer tipo de pecado, pois estamos nos conduzindo à perdição eterna, ao inferno. 

Às vezes nos preocupamos mais com certas normas e pequenas leis do dia a dia, na igreja, no trabalho ou em família, que nos esquecemos do amor a Deus e ao próximo. 

Devemos aprender a "perder tempo" (perder tempo como os materialistas pensam) com pessoas que precisam desabafar algum problema, precisam de um ombro amigo onde chorar suas mágoas. 

Eu já pedi muitas vezes perdão a Deus por todas as vezes que, por motivos de minhas missas uma atrás da outra, em finais de semana, na juventude, eu deixei de atender uma ou outra pessoa que precisava de mim naqueles momentos. 

Quando você estiver realmente compromissado(a) e não puder atender a alguém que pede sua atenção, marque com ele (ela) um horário o mais próximo possível para ouvi-lo(a). Vale a pena! Eu devia ter aprendido a fazer isso quando era mais jovem!