SEGUNDA-3Q

2ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA

04/03/2024 

São Casimiro


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 2 Reis 5,1-15a

Salmo Responsorial 41(42)R- Minh' alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

Evangelho: Lucas 4,24-30 


Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio.' 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. Palavra da Salvação.

Comentário:

Jesus se refere, no trecho de hoje do Evangelho, ao fato narrado da primeira leitura, quando Naamã, o sírio, curou-se da lepra nas terras de Israel. 

Naamã não acreditava num único Deus, mas confiou na intercessão do profeta Eliseu, acreditou no Deus dele, que é o nosso Deus verdadeiro, e foi curado. 

A salvação é universal, é dada a todas as pessoas que acreditarem e a pedirem, independentemente de religião, crença ou nacionalidade. Jesus deixa isso bem claro. Os seus conterrâneos não obtinham cura, pelo único motivo de que não acreditavam na divindade de Jesus e sua filiação divina. 

Na verdade, nossa fé não deve basear-se em milagres, mas na simplicidade de acreditar que Deus é Deus e está disposto a salvar-nos. 

Confiar plenamente em Deus sem exigir nada em troca é a expressão mais digna da fé. Se acreditarmos nele, saberemos que tudo o que Ele nos permitir será para o nosso bem eterno. 

Vejo com tristeza muitas pessoas basearem sua fé em coisas externas: uma luz que brilhou na igreja, uma estrela que se moveu, uma flor com aparência de um santo, um passarinho que entrou na igreja e foi pousar na imagem de Jesus etc. 

Vamos purificar nossa fé! Simplesmente creia. Sem exigir nada mais, mesmo que você não consiga sentir absolutamente nada quando reza ou quando participa de algum sacramento. A fé não deve se basear em sentimentalismos.