QUINTA-3Q

5ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA

07/03/2024 

Santas Perpétua e Felicidade

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Jeremias 7,23-28

Salmo Responsorial: 94(95)R-Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor; não fecheis os vossos corações. 

Evangelho: Lucas 11,14-23

 Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Alguns, porém, disseram: “É pelo poder de Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16       Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17          Mas, conhecendo seus pensamentos, ele disse-lhes: “Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre a outra. 18          Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios. 19          Se é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios, pelo poder de quem então vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20     Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda o próprio terreno, seus bens estão seguros. 22   Mas, quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura em que confiava e distribui os despojos. 23 Quem não está comigo é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha.


COMENTÁRIO:

Deus queixou-se a Jeremias que o povo não o ouviu quando ele pediu: “Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes”. 

Quando não ouvimos e praticamos o que Deus quer de nós, “andamos para trás”, como diz o texto. É preciso deixar certas ideias erradas que temos a respeito do mundo, da Igreja, do relacionamento entre nós, para aderirmos a Jesus, que é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, e, como o próprio Deus disse ou inspirou a Jeremias, o caminho que Deus nos indica é o único caminho para a felicidade.  Para que consigamos fazer isso, precisamos de muita humildade e aceitar Deus como nosso verdadeiro guia. 

No Evangelho Jesus diz que ou estamos com ele ou contra ele. Não há meio termo. Não dá para ficarmos em cima do muro. Copio aqui o que diz sobre isso o missal cotidiano, que está muito bom: A vitória de Jesus sobre o demônio (...) mostra três coisas: 1- reapareceu entre os homens a palavra de Deus; 2- o poder do Filho de Deus constrói o reino de Deus entre os homens; 3- a luta entre Deus e Satanás atingiu a fase definitiva e não mais permite ao homem ficar neutro.