QUARTA-3Q

4ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA

06/03/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Deuteronômio 4,1.5-9 

Salmo Responsorial: 147(147B)Glorifica o Senhor, Jerusalém! 

Evangelho: Mateus 5,17-19  

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. l9Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. Palavra da Salvação.

Comentário:

Hoje o assunto é a lei que Deus nos deu para seguirmos. 

Deus é infinitamente sábio e foi ele quem nos criou. Quando compramos algum aparelho eletrônico, quem o fabricou nos envia junto a ele um manual de instruções para que o utilizemos adequadamente, a fim de que o aparelho cumpra 100% sua função.

Mal comparando, é isso que acontece conosco: somos inventados e "fabricados" por Deus. Ele nos conhece a fundo e sabe do quê precisamos para funcionarmos plenamente. 

As leis de Deus são esse manual de como funcionamos, de tal forma que possamos continuar vivendo junto a Deus na Vida Eterna. São orientações de nosso procedimento adequado. 

O pecado de nossos primeiros pais foi justamente o de não aceitar essas orientações de Deus, dando a si mesmos a prerrogativa de dizer o que é certo ou o que é errado. O dos demônios foi praticamente o mesmo. Eles não aceitaram a vontade de Deus.

Não podemos lavar meias no liquidificador. Não dá certo. O mesmo acontece todos os dias quando pecamos: estamos lavando meias no liquidificador. Isso porque não nascemos para o pecado. O pecado não dá certo em nossa vida. Deus não nos fez para pecar. Ele nos fez para amarmos, para partilharmos, para estarmos com ele. E, para isso, temos as leis, que orientam nossa caminhada. 

Se pensarmos bem, percebemos, então, que as leis que Deus nos dá são atos de amor puro e verdadeiro. Deus nos ama e quer que vivamos segundo as condições com as quais ele nos criou. É o único jeito de escolhermos a vida eterna quando esta bater à nossa porta.