DOMINGO-3Q

3º DOMINGO DA QUARESMA - B

03/03/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Êxodo 20,1-17

Salmo 18(19)-R- Senhor, tens palavras de vida eterna! 

2ª Leitura: 1Coríntios 1,22-25

Evangelho de João 2,13-25


Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. 14 No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. 15 Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, 16 e aos vendedores de pombas disse: “Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado”! 17  Os discípulos se recordaram do que está escrito: “O zelo por tua casa me há de devorar”. 18 Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agires assim?” 19 Jesus respondeu: “Destruí vós este templo, e em três dias eu o reerguerei”. 20 Os judeus, então, disseram: “A construção deste templo levou quarenta e seis anos, e tu serias capaz de erguê-lo em três dias?” 21 Ora, ele falava isso a respeito do templo que é seu corpo. 22 Depois que Jesus fora reerguido dos mortos, os discípulos se recordaram de que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus havia falado. 23  Estando em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, vendo os sinais que realizava. 24 Jesus, no entanto, não lhes dava crédito, porque conhecia a todos 25- E não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro. 


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura temos os dez mandamentos repassados ao povo por Moisés. Deus dá como que o “manual” de como funciona o ser humano segundo o projeto divino. Se seguirmos os mandamentos, tudo será mais fácil para nós e, o que é mais importante, teremos a presença constante de Deus em nossa vida. 

Na segunda leitura São Paulo diz aos Coríntios que Cristo crucificado, que ele lhes prega, é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. O fato de Paulo pregar Cristo crucificado era causa de escândalo para os judeus, que esperam até agora um Messias poderoso e soberano com todas as honras, e é considerado insensatez para os pagãos, porque parece uma loucura um Deus nascer aqui na terra e fazer-se um de nós. Para eles, Deus tem que ser alguém superior, que não se mistura conosco. No Novo Testamento o sinal da aliança não é mais o sangue dos cordeiros, mas o sangue de Cristo, consagrado no cálice da Eucaristia (Missal dominical). 

No Evangelho Jesus exige a renovação do culto. Cristo se torna a nova proposta de Deus ao homem (missal dominical). Todos seremos templos do Espírito Santo, que pelo Batismo pela Crisma habita em nós. Frequentar o templo exterior, de tijolos, só tem sentido se honramos e aceitamos a ação de Deus que habita em nós. Isso também nos leva a outro tipo de comportamento: as outras pessoas também têm a presença de Deus nelas, e devem ser respeitadas como templos de Deus. 

O texto de hoje termina com uma frase belíssima: “Jesus não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro”. Por isso, é bobagem nossa querer esconder de Jesus coisas pessoais e íntimas. Ele nos conhece. A atitude mais sábia é dizer tudo a ele, confessar nossos pecados e pedir que nos ajude a recomeçar nossa vida numa vida de santidade.