1ª Leitura: Êxodo 3,1-8a.13-15
Salmo 102(103-R- O Senhor é bondoso e compassivo
2ª Leitura: 1Coríntios 10,1-6.10-12
Evangelho de Lucas 13,1-9
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas, se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás!’” – Palavra da salvação.
COMENTÁRIO;
Na primeira leitura Deus se comunica com Moisés, diz seu nome: “Eu Sou aquele que sou” e lhe envia para libertar o povo do domínio egípcio. Precisamos entender que nem sempre nos é clara a vontade de Deus a nosso respeito. O próprio Moisés precisou intuir muitas coisas que ele depois executou, por não saber claramente qual era a vontade de Deus sobre aquele assunto.
Como ficamos sabendo qual é a vontade de Deus? Pelos acontecimentos, pelos aconselhamentos de outras pessoas, pela intuição, pela certeza íntima de que você está fazendo a coisa certa.
Por isso é preciso a oração. Moisés conseguiu obter a resposta às suas dúvidas pela oração. Sua comunicação com Deus foi feita principalmente pela oração, como acontece conosco. Por isso, não se aborreça se você não sente Deus frente a frente. Procure conhecer a vontade dele por meio da bíblia, da oração, das homilias que você ouve.
Na segunda leitura São Paulo resume, em poucas palavras, os principais acontecimentos do êxodo e os aplica aos erros que os coríntios estão cometendo: idolatria e adultério, murmuração contra a vontade e os atos de Deus em favor do povo.
No evangelho, Jesus mostra que os acidentes não acontecem porque somos pecadores, mas é fruto do acaso. Entretanto, nos instrui para que estejamos sempre preparados para morrer, seja em qual idade estivermos, pois sempre deveremos estar prontos para sermos julgados.
Eu acredito que muitas vezes, quando Deus permite a morte prematura de alguém que o busca, reza e procura sempre estar de bem com ele, é porque está preservando a pessoa de algo pior que aconteceria no futuro se a pessoa continuasse viva. Ele é misericordioso e nunca permite coisas que possam nos prejudicar em relação à vida eterna. Não devemos pensar nos acontecimentos apenas nos baseando em coisas materiais, mas no que pode ser bom para a nossa vida após a morte. Esta vida é breve, mas a outra é eterna.