2ª FEIRA DA 2ª SEMANA DA QUARESMA
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Salmo - Sl 78 (79)-R. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.' Palavra da Salvação.
Daniel fala, na primeira leitura, que nossa atitude deve ser a de nos envergonhar pelos nossos pecados e pedir perdão, esperando que Deus tenha misericórdia e nos perdoe. Ou seja: Daniel pede que todos nós nos arrependamos de nossos pecados e confiemos na misericórdia divina.
No Evangelho, Jesus nos lembra que só receberemos os dons da misericórdia divina se formos misericordiosos também para com os outros.
Com o mesmo "metro" com que medirmos os outros, seremos também medidos. Se usarmos de misericórdia, receberemos misericórdia. Se usarmos severidade e falta de misericórdia, receberemos a mesma medida.
Tem mais: Deus promete duplicar e aumentar em muito a medida com que medirmos os outros. Ou seja: nós receberemos de Deus muito mais do que demos aos outros.
É difícil ser sempre misericordioso. Sempre queremos que todos nos compreendam, mas nós temos a tendência de fazemos pouco empenho em compreendê-los e, muitas a mais das vezes, os deixamos "falando sozinhos". Senhor, dai-nos um coração não só piedoso, mas também misericordioso, a fim de que possamos amar, atender e, principalmente, termos paciência em atender os demais, sem nunca murmurar ou reclamar, como diz Filipenses 2,14.