QUINTA-2Q

5ª FEIRA DA 2ª SEMANA DA QUARESMA

29/02/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Jeremias 17,5-10 

Salmo Responsorial: 1 R-É feliz quem a Deus se confia! 

Evangelho: Lucas 16,19-31  


Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: 19'Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: 'Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'. 25Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'. 27O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento'. 29Mas Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!' 30O rico insistiu: 'Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter'. 31Mas Abraão lhe disse: `Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'.' Palavra da Salvação.

Comentário:                   

Diz o profeta Jeremias, na primeira leitura, que é bendito o homem que confia no Senhor. É como uma árvore plantada à beira de um riacho, que sempre vai permanecer sempre verdejante e sempre vai dar frutos. 

Já os que confiam no poder do outro ser humano que seja contrário aos ensinamentos divinos e abandonam o Senhor, vão se frustrar: "são como os cardos do deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada".

Estou aqui me lembrando daqueles faroestes que eu assistia quando adolescente, no cineminha de nossa cidade, em que aquelas bolas de capim seco eram levadas pelo vento em cidades do deserto americano... (anos 50)

No evangelho Jesus conta a história do rico e do Lázaro. A mensagem principal é a de ouvirmos os ensinamentos de Jesus e os colocarmos em prática, não esperando para isso alguma revelação do céu ou coisa parecida, do tipo dessa que o rico sugeriu que Abraão fizesse. 

Nesse texto podemos perceber a realidade da vida eterna, do céu e do inferno, e o fato de que os falecidos não ficam dormindo até o Juízo Final, como acreditam muitas confissões evangélicas, mas estão todos bem acordados, ou gozando a felicidade celeste ou penando no fogo do inferno. 

Para irmos ao céu, é preciso sermos muito humildes e acolhermos o Senhor em nossas vidas, ouvindo seus ensinamentos e confiarmos plenamente nele. Para isso, devemos diariamente recorrer à oração e à penitência. 

Que nesta quaresma possamos, pelo menos em quartas e sextas, fazermos alguma penitência e a oferecermos a Deus por meio de Maria, que nos ama como a filhos diletos. Em Medjugorje ela fala que precisa de nossas orações e nossas renúncias para poder nos ajudar.