QUARTA-2Q

4ª FEIRA DA 2ª SEMANA DA QUARESMA

28/02/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura - Jr 18,18-20 

Salmo - Sl 30 (31)- R. Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus! 

Evangelho - Mt 20,17-28  


Naquele tempo: 17Enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará.' 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: 'O que tu queres?' Ela respondeu: 'Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.' 22Jesus, então, respondeu-lhes: 'Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?' Eles responderam: 'Podemos.' 23Então Jesus lhes disse: 'De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou.' 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos.' Palavra da Salvação.

Comentário: 

Jeremias é perseguido e caluniado, mas faz uma bela oração a Deus, pedindo-lhe sua Graça, sua força, e sem pedir nada de mau aos seus opressores: "Pago-lhes com o bem o mal que me fazem".  Será que nós sempre temos coragem de fazer isso?

No evangelho, Jesus mostra que na caminhada para vida Eterna, não cabem disputas, falta de caridade, orgulho e prepotência. Quem quiser ser alguém no Céu, tem que aprender a ser ninguém aqui na Terra.  

Tanto na primeira leitura como no evangelho, vemos pessoas que querem matar os que falam a verdade, os que lhes apontam os erros e pecados. É sempre assim. Herodes mandou matar João Batista por estar apontando seu adultério. Muitos santos e santas morreram martirizados por anunciarem o Deus verdadeiro. Quando a humanidade aprenderá a ouvir e a se converter?

Mas... e nós, quantas vezes ouvimos a verdade e muitas vezes escolhemos continuar vivendo na mentira do pecado? Enquanto estamos vivos, sempre há a possibilidade de implorarmos a Deus o perdão de nossos pecados e recomeçarmos uma vida nova, na simplicidade, com muita humildade, na oração contínua, na caridade.