DOMINGO-2Q

2°.DOMINGO DA QUARESMA ANO B

25/02/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Gênesis 22,1-2.9a.10-13.15-18

Salmo 115(116b)-R- Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos. 

2ª Leitura: Romanos 8,31b-34

Evangelho de Marcos 9,2-10

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós. Lá, ele foi transfigurado diante deles. 3       Sua roupa ficou muito brilhante, tão branca como nenhuma lavadeira na terra conseguiria torná-la assim. 4          Apareceram-lhes Elias e Moisés, conversando com Jesus. 5         Pedro então tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6 Na realidade, não sabia o que devia falar, pois eles estavam tomados de medo. 7    Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o!” 8         E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém: só Jesus estava com eles. 9   Ao descerem da montanha, Jesus ordenou- lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. 10     Eles ficaram pensando nesta palavra e discutiam entre si o que significaria esse “ressuscitar dos mortos”. 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Abraão sente necessidade de oferecer a Deus o seu próprio filho, como era costume entre as pessoas do lugar onde ele vivia: se eles ofereciam seus filhos, ele achava que deveria também oferecer o seu. Deus o impediu de fazer tal coisa. Entretanto, o próprio Deus não impediu que o seu próprio Filho fosse trucidado, pregado numa cruz, para nossa salvação. 

Abraão passa a considerar Isaac como um dom duplo de Deus: nascido de Sara, estéril, e salvo da morte. O importante aí é ver como Deus se agradou da disponibilidade de Abraão e renova as promessas que já lhe havia feito anteriormente. A fé que Abraão tinha deve moldar a nossa fé, às vezes tão fraca e inconstante. Crer em Deus, antes de tudo, significa ter certeza de que ele nos ama e está pronto a nos ajudar a caminhar nesta vida rumo à pátria celeste. 

Na segunda leitura São Paulo comenta esse ato de Abraão e o liga com o sacrifício de Jesus na cruz. “Deus está com todos os que têm fé e que por ela foram justificados.” (Missal dominical). O amor de Deus por nós é grande demais para que ele queira nos condenar. Ele nos perdoa. O problema somos nós. Nem sempre o ser humano aceita ser salvo, nem sempre ele acredita que Deus é capaz de perdoar qualquer um dos nossos pecados, se lhe pedirmos. 

No evangelho vamos ver ao mesmo tempo a Transfiguração maravilhosa de Jesus no Monte Tabor e o anúncio de sua próxima Paixão, morte e ressurreição. Deus Pai mostrou aos que ali estavam que Jesus é realmente Deus, e todos deveriam ouvi-lo e segui-lo. É bom estar com Jesus na transfiguração, mas é muito dolorido acompanhá-lo na Cruz. Para isso temos que rezar muito e fazer a penitência que pudermos.