TERÇA-1Q

3ª FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

20/02/2024 

Santos Francisco e Jacinta Marto

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura Isaías 55, 10 – 11 

Salmo 33/34= “O Senhor liberta o justo de todas as suas angústias” 

Evangelho Mateus 6, 7-15  

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes. Palavra da Salvação.

 COMENTÁRIO:

Nossa esperança pode basear-se em várias coisas, mas principalmente pode basear-se no que diz São Gregório Nazianzeno: "Deus não se envergonha de ser chamado de nosso Pai".

A esperança que eu devo ter no coração é num Deus que nos ama, é infinitamente sábio, misericordioso e Todo-Poderoso. Um Deus que sabe de tudo o que precisamos e, como diz o evangelho, não precisa que nós lhe digamos isso.

Dizia o Cardeal Van Thuan, preso por 13 anos no Vietnã, numa solitária, apenas por ser bispo católico, que, quando estivermos sozinhos, abandonados (aliás, como ele estava), lembremo-nos de que Deus está ao nosso lado e de que não é ócio ou tempo perdido o tempo que ficamos diante dele, adorando-o e "batendo um papo" com ele. Nas primeiras semanas de prisão, olhando todo o trabalho apostólico que ele teve que deixar, ficou desconsolado, angustiado, até que sentiu que Deus lhe dizia: "Van Thuan, você escolheu a mim, Deus, e não as minhas obras".

O Pai-nosso é uma oração que Deus ouve com certeza, porque foi-nos ensinada por seu Filho dileto. Nela pedimos humildemente a Deus que Ele seja reconhecido por todas as pessoas, que seu Reino seja desejado, que nós o tenhamos sempre como nosso Pai, que não nos falte o pão necessário, que ele perdoe nossos pecados, que nós perdoemos a quem nos ofende, que nunca atendamos o apelos do maligno, que seja, que nunca caiamos em pecado, que fiquemos livres de todo o mal.

Não existe oração poderosa. Existe, isso sim, a sinceridade de coração, a busca pela santidade, que torna a oração "poderosa". Para a oração ser eficaz, deve estar sendo dita por alguém que busca o amor a Deus e ao próximo.