QUINTA-1Q

5ª FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

22/02/2024

Cátedra de S. Pedro Apóstolo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Pedro 5,1-4 

Salmo  22(23) R- O Senhor é o pastor que me conduz, não me fala coisa alguma. 

Evangelho de Mateus 16,13-19 

 

Naquele tempo: 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". Palavra da Salvação.

Comentário:

Hoje comemoramos a “cátedra” de São Pedro. O missal cotidiano explica que no dia 22 de fevereiro os antigos romanos honravam a memória dos mortos com uma refeição junto às suas tumbas, ao redor de uma cadeira (cátedra) reservada ao defunto para significar que estava presente no banquete. A partir do século 4º os cristãos começaram a honrar a “cátedra” de São Pedro, chefe da Igreja de Roma, mas num sentido mais espiritual, ou seja, a honrá-lo como continuador de Jesus aqui na terra. 

Na primeira leitura São Pedro aconselha os presbíteros e demais ministros ordenados da Igreja a serem pastores do rebanho a eles confiados com dignidade, de coração generoso, como modelos do rebanho. 

No evangelho lemos o clássico texto em que Jesus nomeia Pedro chefe visível da Igreja, em que ele, Jesus, continuará como chefe invisível. 

Não está correto dizer que Pedro ou o Papa está no lugar de Cristo. Na verdde, Jesus continua aqui conosco, na pessoa do Papa. O papa age na pessoa de Cristo, em não “no lugar” de Cristo. Jesus está sempre presente na sua Igreja.