5ª FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Leitura: Ester 4,17-n.p-r.aa-bb.gg-hh
Salmo 137(138)-R- Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
Evangelho de Mateus 7,7-12
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Palavra da Salvação.
A prece de Ester reflete a de que Jesus falou no evangelho. Ela pede pelos seus, pelo seu povo. Deus ouve nossas orações, não tanto como lhe pedimos, mas no que vai ser bom para a nossa vida eterna. Percebam que Ester ficou intensamente em jejum e oração quando rogava pelos seus. Assim devemos também nós fazer. Principalmente lutarmos para nos convertermos segundo os desejos divinos.
O Pe. Fernando Cardoso sempre diz que agradece a Deus por não ter-lhe dado algumas das graças que ele lhe pedira quando mais jovem, porque teriam consequências desastrosas em sua vida.
Na verdade, nem sempre pedimos a Deus o pão: sem perceber estamos lhe pedindo uma pedra.
Nesta quaresma vamos procurar fazer algum propósito quaresmal. Reflitamos naquilo que mais precisamos mudar em nossa vida e peçamos a Deus a graça de nos converter em relação a esse ponto fraco que encontramos em nos próprios. Tenho certeza de que esse pedido ele vai atender. Um dos métodos eficazes para sabermos em que precisamos mudar, é prestarmos atenção no que as pessoas falam de nós. Geralmente sempre há um pouco de verdade.