QUARTA-1Q

4ª FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

21/02/2024 

São Pedro Damião 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ªleitura: Jonas 3,1-10 

Salmo - Sl 50 (51), R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido! 

Evangelho Lucas 11,29-32 

 

Naquele tempo: 29Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.' Palavra da Salvação.

 COMENTÁRIO:

A primeira leitura, a história do profeta Jonas, é uma amostra inequívoca da misericórdia de Deus e do valor da oração e do jejum. 

Jonas não queria pregar em Nínive porque queria ver o fogo que Deus iria enviar destruir tudo. Como o irmão do filho pródigo e de Jonas, nós temos a tendência de não recebermos de volta os arrependidos. Muitas vezes nosso desejo é de castigar os culpados, quase que desejando que eles não se arrependam, como um tipo de vingança. É mais ou menos isso que Jonas sentia.

Depois de percorrer apenas um terço da cidade, talvez para que não se arrependesse e fosse destruída, foi descansar num lugar alto para ver a destruição.

Os moradores de Nínive se arrependeram, fizeram penitência, e Deus teve misericórdia deles. Jonas se queixou e levou uma "bronca" de Deus. 

No evangelho Jesus diz que o único sinal que seria dado ao povo, que pedia milagres, seria o de Jonas, talvez porque ficara três dias dentro do tal peixe e saído dele: Jesus ficaria três dias sepultado, mas ressuscitaria. Também pelo fato de que os ninivitas acreditaram nas palavras de Jonas sem nenhum sinal visível: apenas acreditaram. 

Nós não temos também sinais visíveis que nos convençam a acreditar. Deus não força ninguém. Ele quer que o amemos livremente, sem coações. Mas permite os sofrimentos e as contrariedades em nossa vida para que percebamos a fugacidade desta vida e a felicidade da vida eterna. 

Eu penso que a conversão, muitas vezes, consiste em nos deixar levar por Deus, sem resistências, sem muito planejamento de nossa parte. Apenas nos colocar sob sua proteção e orientação. O Espírito Santo terá, então, entrada livre em nossa alma para nos conduzir pelos caminhos que Deus sabe serem melhores para nós.