DOMINGO-1Q

1° DOMINGO DA QUARESMA ANO B

18/02/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Gênesis 9,8-15

Salmo 24(25)-R- Verdade e amor, são os caminhos do Senhor.

2ª Leitura: 1 Pedro 3,18-22

Evangelho de Marcos1,12-15

Logo depois, o Espírito o fez sair para o deserto. 13 Lá, durante quarenta dias, foi posto à prova por Satanás. E ele convivia com as feras, e os anjos o serviam.  14 Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia, proclamando a Boa Nova de Deus: 15 “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa- Nova”.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura como que Deus “lavou”  a terra com o dilúvio, purificando o ser humano então existente. Após o dilúvio Deus fez com Noé e seus filhos uma aliança e marcou o Arco-íris como um sinal dessa aliança. Do dilúvio nasceu uma humanidade nova. Até quando vamos precisar de “dilúvios” para nos ensinar o verdadeiro caminho? Atualmente Maria tem dito, em Medjugorje, que grandes catástrofes estão para sobrevir à terra. Há certas coisas que só Deus, mesmo, pode impedir. Nossa conversão deveria ser diária e sincera, a fim de que não houvesse necessidade de “dilúvios”. 

Na segunda leitura São Pedro diz que o Batismo nos salva, nos purifica de nossos pecados, e se refere ao dilúvio: o Batismo corresponde à Arca do dilúvio, mencionado na primeira leitura. Nossa atitude cristã principal deve ser preservar a veste branca recebida no Batismo sempre alva. 

No evangelho vemos como Jesus foi tentado no deserto, pelo demônio. “Jesus, vencendo o demônio, não só anuncia o evangelho de Deus, isto é, a salvação, mas a realiza e dá início ao reino de Deus” (missal dominical). O ser humano deve, a partir disso, mudar de mentalidade conforme a fé: “Convertei-vos e crede no evangelho”! (Vers. 15).