TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª leitura: Isaías 8,2.3b-9,3
Salmo 26(27) R- O Senhor é minha luz e salvação.
2ª leitura: 1 Coríntios 1,10-13.17
Evangelho de Mateus 4,12-23
Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15'Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz. 17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: 'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo. 18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.' 20Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. Palavra da Salvação.
Jesus é a luz do mundo. Onde há sua presença não há trevas nem qualquer coisa negativa. A conversão significa entrarmos em sua luz, nos submetermos à sua proteção e ao seu infinito, mas também sempre humano, amor.
Na segunda leitura vemos que, se vivemos na luz, não deve haver entre nós nenhum tipo de divisão. As divisões são coisas do maligno. Ele é divisor por natureza de tudo o que é unido e coeso. A própria palavra "Diabo" vem do grego "diábolos", que significa: que desune, que inspira ódio ou inveja.
Ser unido não deve ser sinônimo de se pensar de modo igual, ou de se agir de modo igual. Deve haver uma coesa unidade mesmo na diversidade de pensamentos e de opiniões. Cada um deve dar sua contribuição à comunidade de acordo com o próprio carisma, talento e capacidade, mas sempre de modo unido, como complementação mútua, e nunca num espírito de competição ou orgulho idiota. Devemos aprender a nos complementarmos. Nós todos somos o corpo místico em que Cristo é a cabeça. Nunca nos esqueçamos disso!