29º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO C
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Êxodo 17,8-13
Salmo Responsorial120(121) - R- Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra.
2ª Leitura: 2 Timóteo 3,14-4,2
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” – Palavra da salvação.
O pobre não tem recursos para defender-se das injustiças. Precisa apelar para Deus, que o socorre quanto possível. Deus é poderoso e pode fazer tudo, mas ele respeita a liberdade das pessoas, que muitas vezes não corresponde à sua vontade. Quando ele não pode conceder a graça pedida, por não querer impedir a ação do outro, ele dá a graça e a força necessárias para que o pobre vença o problema.
Na primeira leitura vemos como é importante nunca desistirmos de rezar, fato esse confirmado e ratificado pelo evangelho.
Diz S.Paulo, num outro texto, que devemos orar sem cessar. Quando procuramos fazer a vontade de Deus e cumprimos sua palavra, estamos sempre em clima de oração. O problema é que isso vem diminuindo a cada dia e vemos cada vez mais pessoas descrentes ou em processo de desânimo. Nunca devemos desconfiar da graça divina e da certeza de que Deus quer todos nós no paraíso. Todos nós. Sem exceção. Cabe a nós deixarmos que ele nos conduza nesta vida a ponto de podermos entrar na sua glória após a morte.
S. Paulo diz, na leitura de hoje da segunda carta a Timóteo, que as Sagradas Escrituras têm o poder de comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Diz também que toda a escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem em Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra. Procuremos, pois, ler com atenção a Bíblia diariamente, principalmente o Novo Testamento, a fim de nos aperfeiçoarmos também na oração, como dissemos acima, e perseverarmos no caminho da santidade.
REFLEXÃO VICENTINA DO LIVRO MISSÕES: SABER CUIDAR
Páginas 189 a 192 – 16 de outubro de 2022 – 29º domingo comum
As leituras deste domingo nos motivam a aprofundar nossa relação com Deus através da leitura atenta das Escrituras. Essa leitura não deve ficar só nisso, mas também na oração e na ação. Muitos dizem que os Vicentinos não têm vocação para a contemplação, mas sim, para a ação. Essa é uma afirmação equivocada. São Vicente passava horas e horas em oração e, na contemplação, escutava o que Deus queria dele. Após a oração, saía logo para praticar o que havia entendido ser a mensagem de Deus. É por isso que ele foi um exemplo de empreendedor da caridade. Ele foi muito importante, também, para a reforma do clero, quando, pela sua pregação, fazia com que sacerdotes e religiosas voltassem à essência da mensagem de Cristo e de seus apóstolos.
Duzentos anos depois de S. Vicente, Ozanam e seus amigos começaram as SSVP num ambiente impregnado de oração e de defesa das Sagradas Escrituras. S. Vicente aprendeu hebraico e grego para entender melhor as Escrituras em suas origens.
Levemos a ajuda aos nossos assistidos preparados, sabendo que é o Espírito Santo que transforma essa obra de caridade em verdadeiro amor!
1- Qual é a mensagem dos textos bíblicos para nossa vida e missão vicentina?
2- Somos pessoas de oração? Dedicamos um tempo especial para esse contato com Deus?
3- Nossa oração é um exercício missionário, ou seja, abarca as necessidades de todas as pessoas, ou ficamos apenas revendo nossos problemas pessoais?