REFLEXÃO VICENTINA DO LIVRO MISSÕES: SABER CUIDAR
Páginas 133 a 136 – 17 de julho de 2022 – 16º domingo comum
Devemos imitar Deus em tudo o que fazemos. Quando estamos ocupados com o que nos parece fundamental, devemos nos perguntar se não estamos nos esquecendo do principal: a presença de Deus em nós.
No famoso Evangelho da visita de Jesus à casa de Marta e Maria , passam-se alguns eventos muito interessantes: Jesus vai ao encontro delas em sua casa. É Jesus querendo entrar no nosso coração, compreendendo nossas diferenças. Marta se preocupa com organização da casa, e Maria fica com Jesus. Quantas vezes isso acontece em nossa vida... em particular, quando estamos muito preocupados com o nosso futuro, com a competição no trabalho ou na escola, com o nosso status social, com tantas outras coisas...
Jesus não diz a Marta que ela está errada em se ocupar com a preparação da casa e da comida para recebê-lo. Ele simplesmente diz a ela que Maria ficou com a melhor parte, que é dedicar seu tempo a ele. Jesus sabe que tudo é importante na nossa vida. A questão é definir prioridades e dedicar tempo a elas.
Às vezes, temos que nos preocupar com as coisas do mundo e, outras vezes, temos que nos dedicar à oração e às obras de Misericórdia. A vocação do cristão e do Vicentino é reconhecer a presença de Jesus dentro de nós nas duas situações. É mais fácil falar com Jesus quando estamos rezando isolados das coisas do mundo. Mais difícil é falar com ele quando estamos no trabalho, nos movimentos sociais, no lazer: nestes momentos, nos esquecemos que nossa vocação é servir sempre e a todos, porque Deus está no nosso próximo.
Mais difícil ainda é aceitar com alegria que o sofrimento é a doação sublime ao próximo, através do próprio Cristo.
Quer sejamos Marta, quer sejamos Maria, quer visitemos o pobre, quer soframos, quer nos alegremos, tudo é motivo para aumentar nossa intimidade com Deus que já reside dentro de nós.
Nota do administrador do site: Há muitos pregadores que sempre dizem que devemos ser um pouco Marta e um pouco Maria.
PARA REFLETIR:
1- Qual é a mensagem dos textos bíblicos para nossa vida e nossa missão vicentina?
2- Sabemos estabelecer as prioridades de nossa vida?
3- Temos tempo para ir à casa dos pobres e estar totalmente com eles ou apenas levamos sua cesta ou outro tipo de ajuda?