14º DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO C
Primeira Leitura: Isaías 66,10-14c
Salmo Responsorial 65(66)R- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
Segunda Leitura - Gálatas 6,14-18
Evangelho: Lucas 10,1-12.17-20
Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.' 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade. 17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: 'Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.' 18Jesus respondeu: 'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.' Palavra da Salvação.
Na primeira leitura vemos a irradiação do amor de Deus por todos nós. Eis algumas das palavras: “Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei”.
Quanto amor Deus tem por nós! Seu amor por nós é infinito! Ele nos ama de verdade! E quer poder nos consolar, nos dar a felicidade eterna. Mas nós precisamos aceitá-la! O pecado é um grande NÃO que dizemos a Deus não aceitando o convite que ele nos faz. Se aceitarmos, ele nos dará a força necessária para caminharmos.
Na segunda leitura São Paulo dá a entender que às vezes nos perdemos em detalhes de nossa religião em vez de nos alicerçar-nos em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. Se estivermos imersos em Cristo, tudo o mais se tornará obsoleto e desnecessário. Ele se refere à circuncisão, que seria um retrocesso naquela altura dos acontecimentos. Quantos desvios da fé se apresentam hoje em dia! Algumas crendices estão tomando conta de muitas pessoas, para não dizer até de comunidades. Muitas pessoas estão pondo sua confiança em coisas que não levam a nada! A verdadeira fé não é baseada em sentimentalismo, mas em atitude concreta diante de Deus e da sociedade.
No evangelho temos as orientações que Jesus dá aos 72 discípulos, para irem pregar o evangelho. Quanta diferença do que realmente fazemos! A orientação de Jesus está baseada na Providência Divina. Entretanto, nós nos baseamos na eficácia, nos meios muitas vezes caros, e a pobreza nos meios e no modo de evangelizar fica longe disso tudo! A pobreza dos meios utilizados marcaria bastante o fato de que Deus é quem dá a força e a luz para o caminho. Se confiássemos mais em Deus e menos na máquina, os frutos seriam mais abundantes!