TERÇA-FEIRA DA 3ª SEMANA DO ADVENTO
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Sofonias 3,1-2.9-13
Salmo Responsorial: 33(34)R- Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido
Evangelho: Mateus 21,28-32
“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de atitude e foi. 30 O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu:‘ Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos responderam: “O primeiro.” Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32 Pois João veio até vós, caminhando na justiça, e não acreditastes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele.
Sofonias diz que o Senhor permite o sofrimento e as contrariedades para que as pessoas mudem de vida e se convertam. Ele lamenta que eles não ouviram ao apelo do Senhor, não aceitaram a correção, não tiveram confiança nele, nem dele se aproximaram. Ele deseja que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto, em união de esforços.
Deus deixará entre eles um punhado de homens humildes e pobres, que não cometerão iniquidades, nem falarão mentiras, não enganarão a ninguém, serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará. Esse “resto” de Israel será o ponto de encontro entre Deus e os demais que precisam ouvir a sua Palavra.
No evangelho Jesus lembra a todos que os que se acham justos não se humilham diante de Deus e não pedem perdão. Era o que acontecia com os fariseus e saduceus, que se achavam perfeitos. O mesmo não acontece com os que se acham pecadores e sentem que precisam de ajuda, de perdão, de um encaminhamento na vida. É o caso das prostitutas e publicanos.
Diz o Cardeal Schuster que “A santidade não consiste em não mais cair, porém no propósito de não mais cair”. A fé, a humildade, a persistência no caminho da santidade é o caminho para nos salvarmos. A humildade e a pobreza nos colocam à mercê de Deus, que nos dará todas as graças de que necessitamos. A vanglória e autossuficiência, nesse assunto, nos deixam sozinhos na luta, ou seja, Deus respeita a nossa decisão de não precisar dele e acabamos no abismo.
Se quisermos caminhar na santidade, precisamos sempre de Deus. Para isso, sejamos sempre humildes e confiemos em seu perdão e em sua graça.
(Há duas novenas prontas de Natal NESTE site: