3º DOMINGO DO ADVENTO- ANO A
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Isaías 35,1-6a.10
Salmo Responsorial 145(146)-R-Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!
Evangelho de Mateus 11,2-11
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos para lhe perguntarem: 3“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” 4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” 7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele”. – Palavra da salvação.
Jesus responde aos mensageiros de São João Batista com as mesmas palavras ditas na primeira leitura pelo profeta Isaías: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.
É bom lembrar que Jesus não dá para João Batista sinais doutrinários ou litúrgicos de que ele é o Messias que havia de vir, mas sinais práticos, de atendimento aos necessitados. E me intriga a frase: “os pobres são evangelizados”. Por que os pobres e não os ricos?
Essa evangelização é, na verdade, a proclamação da Boa Nova que Jesus veio trazer à terra: a nossa salvação. A maior “boa nova” que podemos ter é o fato de que agora, com Jesus Cristo, podemos todos nos salvar, se fizermos como Jesus fez em relação aos coxos, paralíticos, cegos, leprosos, enfim, a todos os que dependem de algum tipo de ajuda ou auxílio. Mesmo uma pessoa rica, se estiver doente e/ou abandonada, é alguém necessitado de ajuda e de alguém que a socorra.
É sempre bom unir esse texto de hoje com o de Mateus 25, em que Jesus diz que no Juízo Final seremos questionados não se fomos ou não à igreja, mas se demos água para quem tinha sede, se vestimos quem estava sem roupa, se saciamos a fome dos famintos etc.
Na verdade orar e ir à igreja não é um objetivo, mas um meio para termos forças de fazer o que realmente Deus quer que façamos: agirmos com misericórdia e com caridade para com os demais.