5ª FEIRA DA 2ª SEMANA DO ADVENTO
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Isaías 41,13-20
Salmo Responsorial: 144(145)-R- Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.
Evangelho: Mateus 11,11-15
Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12 A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo. 13 Pois até João foi o tempo das profecias – de todos os Profetas e da Lei. 14 E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15 Quem tem ouvidos, ouça.
Na primeira leitura Isaías encoraja os exilados que estão sem confiança em Deus, multiplicando as descrições do poder de Deus e de sua misericórdia: “Não temas, eu te ajudarei, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel.
Muitas vezes nós também desanimamos e achamos que Deus não está nem aí conosco. Engano nosso! Deus está sempre presente em nossa vida, torcendo para que nós consigamos perseverar até o fim em seu amor. Ele nunca nos abandona. Nós é que se não vigiarmos, acabamos o abandonando. Às vezes, após a comunhão, eu digo a Jesus para amarrar-me dentro de seu Coração a fim de que eu não o abandone...
No Evangelho Jesus elogia João Batista, homem forte, corajoso, penitente, austero. Entretanto, João Batista ainda não está nos domínios do reino de Deus. Ele está ainda no tempo da preparação do Reino de Deus. Agora que o Messias (Jesus) veio, começou o novo tempo, em que os pecadores acorrem ao recinto sagrado, até então reservado aos profissionais da piedade.
Pelo Batismo nós podemos entrar no “Templo” do Senhor e ali permanecer pelo restante da eternidade. Ou seja: o Batismo nos abre as portas da salvação. Entretanto, é preciso nossa adesão pessoal e livre, consciente, que é demonstrada pelo nosso estilo de vida. E essa opção deve ser renovada sempre e sempre, até o dia de nossa morte.