SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO B
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Isaías 40,1-5.9-11
Salmo Responsorial: 84(85)R- Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!
Segunda Leitura: 2 Pedro 3,8-14
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Está escrito no profeta Isaías: “Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, e ele preparará teu caminho. 3Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas”. 4 Assim veio João, batizando no deserto e pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. 5 A Judéia inteira e todos os habitantes de Jerusalém saíam ao seu encontro, e eram batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6João se vestia de pelos de camelo, usava um cinto de couro à cintura e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7 Ele proclamava: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”.
Na primeira leitura Isaías anuncia festivamente o retorno próximo do povo da Babilônia para Jerusalém. A volta, em si, não é tão importante quanto os motivos invisíveis, quais sejam o perdão dos pecados e o restabelecimento da amizade entre o povo e Deus, que agora volta como pastor entre seu rebanho (missal dominical).
Cabe ao povo, então, preparar o caminho para que o Pastor dele volte com facilidade, com alegria, sem ressentimentos: “Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas”... etc. É preciso muita humildade para que se receba de volta o Senhor. É preciso reconhecer os pecados cometidos e pedir perdão, depois de tanto tempo de penitência no exílio.
O mesmo é dito por João Batista no evangelho de hoje: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!”. E o modo de se fazer isso, segundo João, é confessando os pecados e recebendo o batismo de penitência. Acontece que, depois que Jesus veio, esse batismo transformou-se em Batismo com o Espírito Santo, em que todos os nossos pecados foram perdoados e nos tornamos membros do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. E, se tivermos a desventura de voltar a pecar, humildemente recomecemos a caminhada, pedindo perdão dos pecados e lavando a veste branca recebida no Batismo, poluída pelos pecados.
Na segunda leitura, São Pedro fala que nós estamos esperando novos céus e uma nova terra, conforme a promessa do Senhor. Naquele tempo eles pensavam que a segunda vinda de Cristo iria ocorrer logo, ainda naquela geração. São Pedro os conforta dizendo que a demora da volta de Jesus se dá por causa de sua misericórdia: ele quer que todos tenhamos tempo para nos arrepender.
Quanto o novo céu e uma nova terra, nós podemos antecipar sua execução, se nos convertermos e agirmos como cristãos. Aí teremos a graça abundante de Deus e este mundo se transformará num mundo novo, de harmonia, justiça e paz.
São Pedro conclui o trecho dizendo: “Caríssimos, vivendo nessa esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz”. É o mesmo que devemos fazer, pois também não sabemos quando a segunda vida vai ocorrer, e, para sermos bem práticos, vamos morrer antes dela.