2ª-FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Isaías 4,2-6
Salmo Responsorial: 121(122)-R-Que alegria quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor”!
Naquele tempo: 5Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6'Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia.' 7Jesus respondeu: 'Vou curá-lo.' 8O oficial disse: 'Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz.' 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: 'Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó. Palavra da Salvação
A primeira leitura nos fala da purificação necessária para sermos recebidos pelo Senhor, tanto agora como após a nossa morte. É o próprio Senhor que nos purifica. E enquanto estamos vivos, podemos nos purificar praticando a oração, a caridade, evitando todo tipo de pecado e, entre outras coisas, uma muito importante que é a confissão sincera de nossos pecados.
No evangelho vemos alguém que teve essa fé na presença divina de Jesus entre eles e conseguiu o milagre pedido. Se tivermos fé Palavra de Deus seremos saciados em nossa sede de felicidade e amor. Mesmo quando não conseguirmos a cura desejada, ele vai nos cumular de graça, de força e vigor para podermos vencer os problemas. Jesus termina o texto dizendo que muitos pagãos aceitarão fazer parte do novo povo de Deus, que começa com a Igreja por ele fundada.