1ª Leitura: Isaías 2,1-5
Salmo Responsorial 121(122)R- Que alegria quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor”!
2ª Leitura: Romanos 13,11-14a
Evangelho de Mateus 24,37-44
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do homem será como no tempo de Noé. 38Pois, nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá”. – Palavra da salvação.
Comentário:
Estamos iniciando mais um ano litúrgico. O tempo do Advento nos prepara para a vinda de Jesus no Natal. Entretanto, essa vinda acontece a cada instante de nossa vida, de modo que devemos estar sempre preparados.
Na primeira leitura, Isaías nos mostra um panorama magnífico de acolhimento, por parte de Deus, do povo que o aceita e o busca. Deus nos prepara uma vida eterna feliz. Cabe a nós aceitar sua proposta de amor e de felicidade. A nós, no início, tudo parece nebuloso e sacrificado, mas se confiarmos no amor misericordioso de Deus, veremos que tudo o que ele nos propõe, mesmo o que nos parece difícil, se tornará alegria e satisfação.
São Paulo comenta, na segunda leitura de hoje: “Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”.
A mensagem é bem clara: proceder honestamente e revestir-se de Jesus Cristo para estarmos preparados para quando formos deixar esta vida, como diz o Evangelho: "também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá". Não devemos nos angustiar pelo que Jesus diz no texto de hoje, nem ficarmos perguntando curiosos quando isso se dará. Isso acontecerá para cada um no dia da morte.
Não é possível proceder honestamente sem estar em comunhão com Jesus e com a Igreja, sem vigiar constantemente e sem a oração. Diz a primeira leitura: “Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor”.
“Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor”. Será que nós deixamos que Deus nos guie? Estamos a todo tempo dando a Deus palpites sobre nossa vida, como aquelas esposas chatas ficam dando palpites sobre o modo de dirigir de seus esposos?
Mesmo que você seja uma dessas pessoas que não confiam no motorista, confie na direção que Deus está dando à sua vida. Se estivermos vigilantes, em oração e em comunhão com a Igreja, pode confiar em Deus: ele vai dirigir nossa vida segundo sua sabedoria infinita.