396) Como determinar a Tensão Admissível no Solo

Utilizando a ferramenta:  Penetrômetro de Ação e Reação uma proposta para checagem da tensão admissível no solo para patola de guindastes, contenções em taludes  e liberação de base de fundações e base de tubulões convencionais e a ar comprimido.

AUTOR: LUIZ ANTONIO NARESI JUNIOR - Professor e Engenheiro Geotécnico

Tensão admissível no solo e toda a força perpendicular que aplicada ao solo não causa RUPTURA no solo muito menos RECALQUE.

Liberação de base de tubulão a cota de 18,00 m de profundidade, caso real de obra

Para Peso de 100 k g e Nspt no apoio de 15 

Para Peso de 20 k g e Nspt no apoio de 8 

Vale lembrar que, quanto menor a área de contato maior será a pressão exercida. Assim, essa grandeza escalar não depende da força, mas sim da área de contato entre duas superfícies. Um exemplo muito simples é o contato com o solo. Imagine, por exemplo, duas pessoas caminhando sobre a grama. Uma pessoa está usando tênis e a outra um sapato de salto alto.

Eu escolhi trabalhar com uma barra de aço de D = 10 mm de diâmetro que me da conforto para ter resistência suficiente para aguentar meu peso e minha força sem envergar e não ser tão pesada para ser transportada.

Calculando o diâmetro de um círculo usando o raio, a circunferência ou a área :

Se você conhecer o raio do círculo, multiplique por 2 para obter o diâmetro. 

O raio é a distância do centro do círculo até a borda.

D = Diâmetro = 10 mm = 1,0 cm

D = 2 X R

R = D / 2 

R = 1,0 / 2 

R = 0,5 cm

D = 1x R 

D = 1 X 1

D = 1,0 cm

A = PI X (R^2) = > 3,14 X (0,5) ^ 2 cm 2

A = 0,785 cm2

Tensão Aplicada = P / A

T = 100 kg / 0,785 cm2 = 127,38 kgf / cm2

Tensão = 127,38 kgf / cm2

Cálculo do NSPT na cota de apoio 

Nspt = 2 (Considerado na superfície) 

Módulo de Elasticidade do Solo (E)

(E)   = 50 x Nspt

(E) = 50 X 2 = 100 kgf/cm2

Taxa Admissível de projeto = Ts 

Ts = Nspt / 5

Ts = 2 / 5 = 0,4 kgf / cm2

Deformação máxima visual - penetração - auferida no campo

def = 10 x Tensão Aplicada / módulo de elasticidade do solo 

def = 10 x 127,38 kgf / cm2  / 100 kgf / cm2

def = 13 mm Ou seja (Não deve ultrapassar a 2 mm)  ou seja de der  13 mm não esra conforme - Não ok !

Se eu pegar essa haste de ferro que construi e colocar a mesma de ponta na balança eletronica e apoiar unifomemente tentando descarregar confortavelmente e de uma foma constante e de uma maneira confortavel na minha casa , sendo esta haste com a área conhecida de A = 0,785 cm2 e colocar todo o peso de meu corpo axialmente nela e medir a leitura máxima da força executada contra a mesma que neste caso hipotetico iremos considerar de 20 kg.

Aferição da carga mínima e máxima aferida pela balança digital no local dos serviços, optar sempre pelo esforço menor para a mesma área sendo acima  favor do cálculo e da segurança

No link abaixo entenda o que é a liberação de base de tubulão.

Pressão = Tensão Admissível no solo

Então iremos concluir que se eu pegar esse vergalhão e enfiar no solo e ele não romper o solo na mesma força que eu apliquei na balança no meu esforço máximo o solo tem a resistencia mínima de 12,73 kg / cm2 estando aceito nesta taxa de tensão. como geralmente as fundações rasas ou até mesmo prfundas os projetistas adotam a taxa de projeto a tensão na base das fundações cerca de 2,5 kg / cm2 mínima para as sapatas ou as bases de tubulões neste caso estaria liberado a base de tubulão ou a sapata.

Simulação do teste com o penetrometro de carga invertida em material de baixa capacidade de suporte de carga, observe que quase que sem força a haste penetra totalmente sem resistencia no terreno que não oferece quase nenhuma resistência no terreno.

Simulação do teste com o penetrometro de carga invertida em material de boa capacidade de suporte de carga, observe que tenho de colocar quase 20 kg de força  na haste e a mesma não penetra nada no solo que oferece total resistência a penetração da haste no terreno.

Para patolamento de um caminhão munck forão utilizadas sondagens a percussão SPT, cuja sondagem representada abaixo mais proxima do local da área onde será utilizado para patolagem e hipoteticamente o engenheiro geotécnico avalio o local como uma área uniforme e plana conforme representação abaixo, onde iremos indicar com esses supostos dados a tensão admissível do solo considerando a sapata do caminhão Munck quadrada de 0,60 m x 0,60 m apoiadas na superfície do terreno aqui denominada de cota + 0,00 m.

Não se deve recalcar nunca mais do que 2 mm se laudo e ensaios especiais.

Cálculo do comprimento do Bubo de Tensões abaixo da sapata de patolamento

BULBO DE TENSÕES

Esquema proposto por Lan em 2022 para estudo do bulbo de tensões para a patola de guindastes

Formula para o cálculo do bulbo de tensões:

Z = 2,5 x B

Z = 2,5 x 0,60 m

Z = 1,50 m (É a profundidade que chega o bulbo de tensões para esta área)