367) Curso de Projeto de Fundações - Abordagem Geotécnica

Alunos do Prof. Dr. Marcos Porto - INBEC - BH

PROJETOS DE FUNDAÇÕES, ABORDAGEM GEOTÉCNICA.

OBJETIVOS

Apresentar fundamentos básicos, premissas, dimensionamento e processos construtivos de projeto de fundações considerando a abordagem geotécnica.

JUSTIFICATIVA

A concepção das fundações representa uma importante etapa do projeto de edificações e associa o entendimento do subsolo com as informações relativas à geometria e cargas da estrutura. Considerando a grande diversidade e heterogeneidade natural da subsuperfície, assim como as diferenças arquitetônicas, de porte e de funcionalidade das edificações, as soluções para as fundações exigem que o projetista tenha conhecimentos de geotecnia suficientes para contribuir para um resultado final que garanta segurança, economia, qualidade e tempo de execução otimizado. Com o crescimento das cidades e consequente evolução do mercado imobiliário, que tende a ofertar edificações mais altas e em áreas de geotecnia complexa, o desafio da engenharia de fundações torna-se cada vez mais relevante e por isto, também, extremamente interessante para os profissionais de engenharia.

PÚBLICO ALVO

Engenheiros, Geólogos, Gerentes, executivos e demais profissionais que atuam na área (graduados ou estudantes).

Convidando meus amigos, colegas e pessoas que gostam de aprender de forma contínua.

Recomendo o Dr. Marcos Porto da qual é meu amigo pessoal e coordenador com um currículo invejável na área de fundações especiais e geotecnia.


Recomendo.


Eng. Luiz Antônio Naresi Júnior

Progeo Engenharia Ltda