347) RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DIRETO NO SOLO
347) RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DIRETO NO SOLO
O cisalhamento de solos diz respeito a uma técnica desenvolvida com o intuito de cortar ou causar algum tipo de deformação na amostra retirada do solo.
Também chamado de cisalhamento direto, o cisalhamento de solos define-se pela resistência do solo com uma máxima tensão, sem sofrer ruptura das massas identificada recolhendo uma amostra em campo e fazendo o ensaio em laboratório.
Além disso, a resistência ao cisalhamento de solos também pode ser definida pela combinação das tensões normais e tangenciais que produzem alterações plásticas na massa de solo ou no próprio deslocamento das partículas.
Com o intuito de determinar a resistência de um material, o cisalhamento de solos baseia-se em submeter uma amostra a uma tensão normal fixa e, posteriormente, aplicar uma tensão cisalhante crescente por meio de uma superfície pré-determinada. Nesse caso, o serviço de cisalhamento de solos costuma ser muito requisitado por engenheiros, arquitetos, construtoras e todos o tipos de empresa que trabalham diretamente com a edificação.
Ao obter uma correlação detalhada entre a tensão cisalhante na ruptura e a tensão normal, o cisalhamento de solos é uma técnica que consegue definir diretamente e com muita clareza a envoltória de Mohr-Coulomb – um modelo matemático capaz de descrever a resposta dos materiais mais frágeis.
Como um dos procedimentos mais importantes em projetos geotécnicos, o cisalhamento de solos é bastante requisitado em estruturas que envolvam a estabilidade do solo, tais como: taludes naturais e compactados, taludes de barragens, projetos de fundações, estruturas de contenções, sistemas de solo reforçado, e outros, garantindo assim, a segurança e a constância das construções.
Além dessas vantagens, o cisalhamento de solos possui várias modalidades diferentes que se adequam às diferentes necessidades de controle, são eles:
Ensaio de cisalhamento direto,
Ensaio de compressão triaxial
Ensaio de compressão simples.