276) Canteiros Sustentáveis de Obras - Ideias Simples

Eng. Luiz Antonio Naresi Júnior e Gestor Ambiental e Marcelo Rodrigues, Técnico Ambiental atuam dando apoio aos canteiros de obras com soluções agregadas pela execução das obras de diversos clientes, incorporando e melhorando condições de sustentabilidade junto a Progeo.

Toda intervenção e considerada antrópicas junto ao meio ambiente urbano incluindo as construções provisórias que os canteiros de obras geram impactos que devem ser minimizados com ações e atitudes sustentáveis mínimas que sejam controlando e evitando o descarte indevido dos resíduos e da própria instalação do canteiro de obras.

Com nossa experiencia adquirida ao longo de diversas obras podemos sugerir algumas ações de sustentabilidade, afim de diminuir os impactos ambientais causados pela edificação dos mesmos.

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE CANTEIRO DE OBRAS SUSTENTÁVEL

Temo a vontade e o poder para modificar a natureza, para tanto as inovações sustentáveis passam a ser uma meta, o objetivo e preservar o meio ambiente tem sentido bastante essas alterações.

Ter ações antrópicas devem ser pesquisadas e compartilhadas e realizadas de forma que afete ao mínimo nosso planeta.

Em nosso canteiro soluções simples para que as construções aconteçam de maneira menos danosas a natureza, é preciso conhecer as e buscar como melhoria continua pela inovação sustentável do canteiro de obras sustentável e, assim, fazer dessa construção uma ação defensiva para o meio ambiente.

1) Substituição dos guarda corpo de madeiras por tubo metálico galvanizado;

2) Substituição de combustível gasolina por etanol pela menor agressão ao meio ambiente;


3) Desenvolver projetos sustentáveis nos canteiros de obras e as boas práticas;

4) O que são obras sustentáveis nos canteiros de obra;

Conforme a Norma Regulamentadora de nº 18 (NR18) e as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (BRASIL, 2017), canteiro é considerado uma área de trabalho que pode ser temporária ou fixa, onde são realizadas operações de apoio e execução de uma construção.

EXEMPLOS DE CANTEIROS DE OBRA DE CURTA DURAÇÃO E COM SUSTENTABILIDADE

5) canteiro de obras sustentável

5.1) Tipos de canteiros que podemos projetar

5.1.1) Restritos : Construções, reformas ou ampliações em áreas urbanas. Aqui, a construção ocupa a maior parte do terreno, quando não o terreno completo.

5.1.2) Longos e estreitos: Construção de estradas de ferro e rodagem, redes de gás e petróleo etc. É restrito em uma dos cantos, e possibilita poucos pontos de acesso.

5.1.3) Amplos : Construções de plantas industriais, conjuntos habitacionais e obras grandes. Aqui, as construções ocupam uma pequena parte do terreno, deixando espaço para veículos e armazenamento.

É preciso que o canteiro seja examinado na atuação específica da obra para atender os objetivos da obra e dos processos de produção do edifício, bem como o espaço onde os trabalhadores viverão durante a época de construção da obra a ser proposta, pois um canteiro mal administrado pode causar desperdício de material e diminuir a produtividade da equipe.


6) LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM OBRAS

Ter a licença ambiental fixada nos quadros de gestão a vista.

7) Etapas de Construção de um cateiro de obras:

7.1) Etapas :

7.1.1) Fase inicial: aqui são realizadas as atividades fundamentais, como demolições, demolições, obras de contenção, drenagem, fundações, acerto do terreno e delimitação da área aprovada e licenciada para o canteiro.

7.1.2) Fase intermediária: fluxo intenso de serviços (elevação de estruturas, cobertura, vedação, instalação e pavimentos, descarga de materiais, instalação de área de apoio, energia, sistemas de esgoto).

7.1.3) Fase final: é o acabamento da atividade (pinturas, esquadrias, ergonomia, sinalização de segurança, por exemplo).

8) ARMAZENAMENTO

O armazenamento dos materiais deve ser realizado de forma que os insumos estejam sempre perto dos locais que serão requisitados a fim de redução de esforço excessivo e o local de estoque deve ser perto do portão de entrada dos materiais cercado pelo perimetro do canteiro de obras.

Organização e disposição harmónica à maneira que os produtos forem armazenados, de forma logica e eficiente principalmente prevendo soluções em caso de poder haver o risco de contaminar o solo do local e principalmente o lençol freáticos da região.

Evitar o contato de todos os materiais com humidade;

Não misturar as categorias de produtos a não ultrapasse a altura máxima das pilhas (tintas, sacos de cimento, materiais).

9) Boas Práticas sobre a Engenharia de Sustentabilidade em canteiros de obra

Medidas sustentáveis em canteiros de obra :

Promover campanhas de segurança e orientação ambiental como rotina de trabalho, mostrando a importância da segurança do trabalho e do respeito ao meio ambiente nas imediações do canteiro de obras provisório ou de curta duração.


9.1) SEPARAR OS RESÍDUOS EM CATEGORIAS DIFERENTES - COLETA SELETIVA

As obras produzem resíduos que são divididos em 4 grupos que variam de acordo com os tipos de materiais:

A: alvenaria (concreto, pedras, cerâmicas, argamassa etc.);

Temos de buscar forma de evitar geração de resíduos, as bacias de contenção de concreto e impermeabilizadas devem ser substituidas por bacias metálicas podendo ser reaproveitadas em novas obras;

B: objetos recicláveis (papéis, plásticos, vidros, papelão, metais, aço, madeira etc.);

Objetos recicláveis devemos procurar uma empresa de reciclagem ou comundade mais proxima para oferecer e dispor os resicuos recicláveia a fim de reaporveitar o material garantindo a sustentabilidade do planeta;

C: materiais de gesso;

Adequar de maneira segura e ser enviado a empresas especializadas;

D: produtos químicos em geral (tintas, solventes, óleos etc.).

Ser acondicionados e destinados a bota fora especiais, inclusive buscando empresas parceiras que comprem este tipo de combustível e o investimento seja doado para causas sustentáveis;

Uma vez que esses resíduos são devidamente separados, os procedimentos para realizar a reciclagem desta coleta torna-se mais otimizado e rápido, gastando menos energia para concluir a tarefa.

Os resíduos que não entram em nenhuma das categorias citadas, também devem ser separados para passar pelo processo de coleta tradicional.


Boas práticas implantadas como melhoria continua de sustentabilidade nas frentes de serviço e canteiros de obras

Para economia de energia elétrica o telhado transparente com pé direito alto permitindo a circulação natural de renovação de entrada e saida de ar deixa o ambiente com ar renovado e fresco sem a utilização de ar condicionado.

9.9) Consciencialização da equipe da obra :

Interessante capacitar os funcionários demandando a educação ambiental, estimulando os mesmos em campanha ambientais, melhorando a produtividade e reduzindo custos,treinamento de maneira continua os funcionários incentivando práticas racionais descritas acima e usar meios de informar as pessoas sobre a obra e sobre possíveis perigos de segurança, através de sinalizações, placas, dentre outros.


9.10) Sistema de Coleta de Água do Ar condicionado :

O aparelho de ar condicionado, por incrível que pareça é uma solução para economia de água. O ar condicionado esfria o ambiente através da passagem do ar por um elemento mais frio (evaporador). Ao encontrar uma superfície fria, a agua presente no ar se condensa, se transforma em gota e sai pelo dreno do aparelho.

Estima-se que um aparelho de ar de 12 mil BTU elimina 280 ml de água por hora. Logo, se o ar condicionado ficar ligado das 7h às 18h o volume será de 3,5 litros.

Atualmente todas as obras da Rio Verde utilizam água proveniente de ar condicionado para limpeza de pisos, vidros e rega de jardim. Esta água não precisa passar por tratamento para estes usos e é imprópria para usos potáveis.

O interessante disso tudo é que usamos o aparelho de ar condicionado justamente nos períodos que mais consumimos e precisamos de água, no verão.

9.11) Caixa acoplada para descarga d´água com acionamento duplo:


A água faz parte da nossa rotina diária. O consumo nos lares brasileiros está dividido entre algumas atividades básicas: limpeza (5%), cozinha (10%), lavagem de roupa (20%), descarga (30%) e higiene pessoal (35%).

Quase um terço da água consumida em casa vai para a descarga, por isso é preciso estar atento ao bom funcionamento do sistema, especialmente em tempos de consumo controlado.

Visando maior economia, os mecanismos tradicionais para caixa acoplada (sistema de funcionamento que vai dentro da caixa cerâmica de descarga) passaram por uma evolução que levou ao surgimento dos sistemas de acionamento duplo.

Os chamados mecanismos duplos são um sistema fracionado, que oferece ao usuário a possibilidade de dar uma descarga parcial de 3 litros (ideal para limpar o vaso de resíduos líquidos), ou uma descarga total, de 6 litros (ideal para resíduos sólidos).

Utilizando os sistemas duplos, evita-se o consumo do volume máximo da caixa, o que proporciona economia média de 35% da água utilizada nas descargas. Essa ação pode levar à redução de 10% a 15% na conta de água da residência.

Para ter uma ideia, o consumo médio de uma casa com quatro pessoas é de 20 m³/mês de água, o equivalente a 20 caixas d’água de 1.000 litros. Ao trocar o mecanismo de descarga tradicional pelo de duplo acionamento, você economiza 2 caixas d’água por mês (2.000 litros). Uma redução muito significativa no consumo de água e na conta do mês.

Além de ser uma opção ecologicamente correta, o mecanismo duplo da Astra possui ainda outros benefícios:

– Longa vida útil.

– Baixa necessidade de manutenção.

– Maior intervalo entre os reparos necessários.

– À venda na maioria das lojas de materiais para construção da sua cidade.

9.12) Piso inter travado ecologico :

Os grandes centros urbanos vêm sofrendo com a crescente impermeabilização do solo e como conseqüência disso são os alagamentos, pois a água da chuva não encontra vazão adequada.


A execução de pisos conhecidos como concregrama, ou inter travados com solo tratado e uma ótima solução para Pisos Ecológicos, que suportam a circulação de automóveis e caminhonetes leves, e que permitem a absorção de água diretamente para o solo, além de proporcionar um excelente nível de acabamento e vida e sustentabilidade para o canteiro de obras.

9.13) ILUMINAÇÃO INTELIGENTE: UTILIZE DETECTORES DE PRESENÇA

É muito comum que as luzes utilizadas nos barracões das obras fiquem ligadas por muito tempo sem ser necessário.

Então, para que você tenha um canteiro de obras sustentável, é recomendado que detectores de movimento sejam instalados, e estes tenham conexão à um temporizador ligado às luzes.

Essa prática é a que mais traz resultados quando comparado à prática de desligar os disjuntores por conta própria, pois muitas vezes caem no esquecimento e as luzes ficam ligadas.

Outra dica é trocar as lâmpadas por LED ou fluorescente, já que apresentam maior rendimento quando comparada às lâmpadas normais.

9.14) TENHA CUIDADO COM A ÁGUA

Um canteiro de obras sustentável requer a utilização racional dos materiais.

O uso de água nos canteiros de obra é bastante intenso, principalmente na preparação do concreto.

Para evitar ao máximo o desperdício deste insumo, sugerimos que sejam instalados restritores de vazão nas torneiras da obra. Outra forma de economizar água é reutilizando-a, ao invés de usar a água potável.

Você pode preservar a qualidade da água e do solo protegendo as bocas de lobos próximos ao local de obra para que estes não se contaminem com os resíduos tóxicos da obra que são levados pelo sistema de esgoto.

Reaproveitar a água de lavagem das mãos para regar as plantas ou limpesa das salas destinando a água para irrigação dos canteiros de paisagismo;

9.15) TENHA SEUS OBJETIVOS PLANILHADOS COMO META DE IMPLATAÇÃO E PLANO DE AÇÃO

Realizar um orçamento detalhado é uma das etapas mais importantes a serem adotadas para ter um canteiro de obras sustentável, pois nessa fase é possível fazer uma lista precisa da quantidade dos materiais que serão necessários, evitando a falta ou excesso deles.

A qualidade desses materiais também é muito importante de ser analisada, para que não seja preciso refazer etapas por conta de produtos que não atenderam a necessidade da atividade.

Quando isso não é feito, pode haver custos adicionais com mão de obra e locomoção, queima de combustíveis fósseis e produção a mais de gases que poderiam ser evitadas.


9.16) INSTALE TUBOS METÁLICOS

Quando a construção é de um edifício de muitos andares, muito entulho e poeira são gerados e acabam sendo levados pelo vento, causando poluição e afetando a saúde dos trabalhadores e vizinhos dos arredores da obra.

Para que isso seja evitado, sugerimos que seja instalado tubos metálicos em cada andar, sendo estes ligados às caçambas que se encontram no térreo. Assim, além de evitar poluição, a tarefa de limpeza será otimizada.

Trocar os guarda corpos provisórios de madeira nas frentes de serviço por quarda corpos metálicos ajudam a preservar o meio ambiente e a não perder as madeiras dos guarda corpos preservando o meio ambiente;

9.6) PROTEJA AS INSTALAÇÕES TORNANDO AS MESMAS SUSTENTÁVEIS COM CIRCULAÇÃO DIRETA E FORÇADA DO AR EVITANDO O CALOR

Para auxiliar no controle de calor e na manutenção da temperatura interna como a do refeitório:

Sugerimos :

Instalar películas de controle solar nos vidros das janelas;

Colocar sistema naturar de exaustáo e projetos arquitetoncos integrados a natureza com paisagismo e áreas verdes e jardins suspensos nas pareders que batem sol para atenuar a radiação solar e aumento da temperatura;

Pintar as telhas de branco para que menos calor seja absorvido e a cor verde para integrar a ambientes onde se preve o reflorestamento;

Assim, haverá maior conforto térmico para os trabalhadores e conservação dos materiais.

9.17) UTILIZAR REVESTIMENTO TERMO ACÚSTICO

A fim de redução do ruído buscar soluções ecologicas utilizadas com produtos de descarte que atendam a finalidade de redução de ruido aplicando os mesmos entre as paredes.

9.18) Siistema de implantação de energia solor

Implantação de Sistema fotovoltaico Off-grid

São aqueles sistemas autônomos, independentes da rede de distribuição de energia elétrica, que se sustentam através de baterias, que são seus dispositivos de armazenamento.

São compostos por painéis solares, cabos e estrutura de suporte, que compõem juntos o bloco de geração de energia; inversores e controladores de carga, que formam o bloco de condicionamento de potência; e as baterias propriamente ditas, que são do bloco de armazenamento.

Utilizado para propósitos específicos e locais, como bombeamento de água, eletrificação de cercas e postes de luz, os sistemas de pequeno porte possuem capacidade energética que varia entre 1,5 kilowatt-pico (kWp) e 20 kWp e os grandes, de 20 kWp a 1 MWp.

A energia excedente produzida é armazenada nas baterias e utilizada pelo sistema em momentos de pouca ou nenhuma incidência de sol, como os períodos noturnos.

Dessa forma, como as baterias são a fonte de energia reserva do sistema, deve-se pensar em adquirir baterias com espaço de armazenamento de energia suficiente para manter a residência, tendo como base a demanda da casa e as condições climáticas locais (em lugares com pouca incidência de luz, a bateria deverá possuir a capacidade de armazenar grandes quantidades de energia nos momentos de insolação, para que possa utilizá-la nos períodos sem luz).

9.19) TELHADO TRANSPARENTE OU DE VIDRO

Para economia de luz e permitir uma luz natural.

9.20) JARDINS VERDES


Os jardins suspensos ou verticais são uma ótima alternativa para canteiros de obra.

Pode ser utilizado em paredes laterais, corredores e paredes dos canteiros.

Com soluções criativas, é possível criar um espaço único para tornar seu ambiente mais próximo na natureza com as cores mais compatíveis com o ambiente.

Os custos de se montar um jardim destes é baixo, que geralmente envolvem a compra de: painel de madeira ou prateleira, vasos e plantas.

A opção mais econômica e ecológica é a utilização de garrafas pets ou embalagens usadas como potes de bolachas, açúcar e afins.

9.21) Canteiros Avançados

Otimização e simplicidade na instalação

1) Placa Ponto de Encontro

2) Saboneteira

3) Alcool Gel

4) caixa dá´gua para lavagem e higienização das mão;

5) Papeleira

6) Cuba de lavagem

7) Tanque de reservatório de água reaproveitável no canteiro para peqenas lavagens ou plantas;

8) Lixeira para descarte de mascara

9) Lixeira comum

www.naresi.com