9.13) ILUMINAÇÃO INTELIGENTE: UTILIZE DETECTORES DE PRESENÇA
É muito comum que as luzes utilizadas nos barracões das obras fiquem ligadas por muito tempo sem ser necessário.
Então, para que você tenha um canteiro de obras sustentável, é recomendado que detectores de movimento sejam instalados, e estes tenham conexão à um temporizador ligado às luzes.
Essa prática é a que mais traz resultados quando comparado à prática de desligar os disjuntores por conta própria, pois muitas vezes caem no esquecimento e as luzes ficam ligadas.
Outra dica é trocar as lâmpadas por LED ou fluorescente, já que apresentam maior rendimento quando comparada às lâmpadas normais.
9.14) TENHA CUIDADO COM A ÁGUA
Um canteiro de obras sustentável requer a utilização racional dos materiais.
O uso de água nos canteiros de obra é bastante intenso, principalmente na preparação do concreto.
Para evitar ao máximo o desperdício deste insumo, sugerimos que sejam instalados restritores de vazão nas torneiras da obra. Outra forma de economizar água é reutilizando-a, ao invés de usar a água potável.
Você pode preservar a qualidade da água e do solo protegendo as bocas de lobos próximos ao local de obra para que estes não se contaminem com os resíduos tóxicos da obra que são levados pelo sistema de esgoto.
Reaproveitar a água de lavagem das mãos para regar as plantas ou limpesa das salas destinando a água para irrigação dos canteiros de paisagismo;
9.15) TENHA SEUS OBJETIVOS PLANILHADOS COMO META DE IMPLATAÇÃO E PLANO DE AÇÃO
Realizar um orçamento detalhado é uma das etapas mais importantes a serem adotadas para ter um canteiro de obras sustentável, pois nessa fase é possível fazer uma lista precisa da quantidade dos materiais que serão necessários, evitando a falta ou excesso deles.
A qualidade desses materiais também é muito importante de ser analisada, para que não seja preciso refazer etapas por conta de produtos que não atenderam a necessidade da atividade.
Quando isso não é feito, pode haver custos adicionais com mão de obra e locomoção, queima de combustíveis fósseis e produção a mais de gases que poderiam ser evitadas.
9.16) INSTALE TUBOS METÁLICOS
Quando a construção é de um edifício de muitos andares, muito entulho e poeira são gerados e acabam sendo levados pelo vento, causando poluição e afetando a saúde dos trabalhadores e vizinhos dos arredores da obra.
Para que isso seja evitado, sugerimos que seja instalado tubos metálicos em cada andar, sendo estes ligados às caçambas que se encontram no térreo. Assim, além de evitar poluição, a tarefa de limpeza será otimizada.
Trocar os guarda corpos provisórios de madeira nas frentes de serviço por quarda corpos metálicos ajudam a preservar o meio ambiente e a não perder as madeiras dos guarda corpos preservando o meio ambiente;
9.6) PROTEJA AS INSTALAÇÕES TORNANDO AS MESMAS SUSTENTÁVEIS COM CIRCULAÇÃO DIRETA E FORÇADA DO AR EVITANDO O CALOR
Para auxiliar no controle de calor e na manutenção da temperatura interna como a do refeitório:
Sugerimos :
Instalar películas de controle solar nos vidros das janelas;
Colocar sistema naturar de exaustáo e projetos arquitetoncos integrados a natureza com paisagismo e áreas verdes e jardins suspensos nas pareders que batem sol para atenuar a radiação solar e aumento da temperatura;
Pintar as telhas de branco para que menos calor seja absorvido e a cor verde para integrar a ambientes onde se preve o reflorestamento;
Assim, haverá maior conforto térmico para os trabalhadores e conservação dos materiais.
9.17) UTILIZAR REVESTIMENTO TERMO ACÚSTICO
A fim de redução do ruído buscar soluções ecologicas utilizadas com produtos de descarte que atendam a finalidade de redução de ruido aplicando os mesmos entre as paredes.
9.18) Siistema de implantação de energia solor
Implantação de Sistema fotovoltaico Off-grid
São aqueles sistemas autônomos, independentes da rede de distribuição de energia elétrica, que se sustentam através de baterias, que são seus dispositivos de armazenamento.
São compostos por painéis solares, cabos e estrutura de suporte, que compõem juntos o bloco de geração de energia; inversores e controladores de carga, que formam o bloco de condicionamento de potência; e as baterias propriamente ditas, que são do bloco de armazenamento.
Utilizado para propósitos específicos e locais, como bombeamento de água, eletrificação de cercas e postes de luz, os sistemas de pequeno porte possuem capacidade energética que varia entre 1,5 kilowatt-pico (kWp) e 20 kWp e os grandes, de 20 kWp a 1 MWp.
A energia excedente produzida é armazenada nas baterias e utilizada pelo sistema em momentos de pouca ou nenhuma incidência de sol, como os períodos noturnos.
Dessa forma, como as baterias são a fonte de energia reserva do sistema, deve-se pensar em adquirir baterias com espaço de armazenamento de energia suficiente para manter a residência, tendo como base a demanda da casa e as condições climáticas locais (em lugares com pouca incidência de luz, a bateria deverá possuir a capacidade de armazenar grandes quantidades de energia nos momentos de insolação, para que possa utilizá-la nos períodos sem luz).
9.19) TELHADO TRANSPARENTE OU DE VIDRO
Para economia de luz e permitir uma luz natural.
Os jardins suspensos ou verticais são uma ótima alternativa para canteiros de obra.
Pode ser utilizado em paredes laterais, corredores e paredes dos canteiros.
Com soluções criativas, é possível criar um espaço único para tornar seu ambiente mais próximo na natureza com as cores mais compatíveis com o ambiente.
Os custos de se montar um jardim destes é baixo, que geralmente envolvem a compra de: painel de madeira ou prateleira, vasos e plantas.
A opção mais econômica e ecológica é a utilização de garrafas pets ou embalagens usadas como potes de bolachas, açúcar e afins.